O sítio histórico da Prainha de Vila Velha/ E.S em debate na formação de professores: memória e identidade social

Tomazini, Christiane de Lima Silveira (2019)

dissertação de mestrado

RESUMO: Vinculado a linha de formação de professores, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), o presente trabalho aborda como objeto de pesquisa espaços específicos do Sítio Histórico da Prainha de Vila Velha como possíveis símbolos da Cruz e da Espada impregnados a partir do processo de colonização do solo Espírito-Santense, bem como analisa-os enquanto patrimônio histórico-cultural e sujeitos a diversas transformações ao longo dos anos. A pesquisa é colaborativa e adota os pressupostos da abordagem qualitativa, numa perspectiva histórico-cultural e dialógica, subsidiando a produção de um material educativo no formato de e-book, elaborado juntamente com educadores da área de Ciências humanas, especificamente, aqueles que lecionam a disciplina de História em escolas da rede pública de Estadual . O interesse pela temática é proveniente de reflexões produzidas, ao longo do percurso formativo da pesquisadora, e pelas leituras que abordam a História do Espírito Santo, a construção da identidade nacional brasileira, bem como a problematização das questões concernentes a memória coletiva e a identidade social, aparentemente suprimidas em prol da construção de uma identidade nacional. Desenvolve ação de formação continuada com os educadores, em duplas de estudo, na biblioteca das instituições de ensino envolvidas na ação de formação, dialogando e analisando modificações em alguns patrimônios que simbolizam a Cruz e a Espada, localizados no Sítio histórico da Prainha de Vila Velha, e constituídos a partir da chamada colonização europeia. Enfatiza-se as modificações estruturais no patrimônio histórico-cultural da Igreja do Rosário ocorridos desde seus primórdios oriundos do período colonial brasileiro aos dias atuais, de maneira a desvelar possíveis apagões de uma memória local e originária dos povos préexistentes à chegada dos europeus e, assim, proporciona a elaboração de um itinerário formativo que valoriza a História local, a memória coletiva, a identidade social e evidencia a importância dos espaços não-formais como metodologias na (re) construção do saber e fazer histórico.

ABSTRACT: Linked to the teacher education line of the Graduate Program in Humanities Teaching (PPGEH), the present work approaches as research object specific spaces of Prainha de Vila Velha Historic Site as possible symbols of the Cross and Sword impregnated with from the process of colonization of the Espírito Santo soil, as well as analyzing them as historical-cultural heritage and subject to various transformations over the years. The research is collaborative and adopts the assumptions of the qualitative approach, in a historical-cultural and dialogical perspective, subsidizing the production of educational material in e-book format, prepared together with educators in the area of Human Sciences, specifically those who teach the subject. History discipline in state public schools. The interest in the theme comes from reflections produced along the researcher's educational path, and from the readings that address the History of Espírito Santo, the construction of the Brazilian national identity, as well as the problematization of issues concerning collective memory and social identity. apparently suppressed for the sake of building a national identity. It develops continuing education with the educators, in pairs of studies, in the library of educational institutions involved in the training, dialoguing and analyzing changes in some heritage that symbolize the Cross and Sword, located at the Prainha de Vila Velha Historical Site, and formed from the so-called European colonization. We emphasize the structural changes in the historical and cultural heritage of the Rosary Church that occurred since its origins from the Brazilian colonial period to the present day, in order to unveil possible erasures of a local and original memory of pre-existing peoples upon the arrival of Europeans and Thus, it provides the elaboration of a formative itinerary that values local history, collective memory, social identity and highlights the importance of non-formal spaces as methodologies in the (re) construction of historical knowledge and making.


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