Flora de samambaias e licófitas de São João de Petrópolis, Santa Teresa/ES, e a sua aplicação na alfabetização científica

Pena, Nelson Túlio Lage (2013)

tcc

Dada à importância de se conhecer as espécies que compõem a flora de samambaias e licófitas da região de São João de Petrópolis, Santa Teresa, dados que contribuirão para as pesquisas de conservação por partes de instituições públicas e privadas. O presente projeto foi realizado com o objetivo de listar as espécies de samambaias e licófitas ocorrentes nos fragmentos florestais de Mata Atlântica da região de São João de Petrópolis, Santa Teresa, ES. A metodologia utilizada foi através de análises em material botânico coletado nos remanescentes florestais de Santa Teresa, região de São João de Petrópolis, consulta as coleções depositadas no Herbário do Museu de Biologia Mello Leitão (MBML), bem como a organização de um banco de dados com registros de ocorrência das espécies de samambaias e licófitas nessa formação florestal. Foram registradas trinta e nove espécies pertencentes a nove famílias. As Famílias com maior número de representantes foram Pteridaceae e Aspleniaceae com treze e cinco espécies, respectivamente. Das espécies coletadas durante a realização deste trabalho e de acordo com os dados do Herbário MBML, vinte quatro espécies representam novas informações para o Herbário MBML no que diz respeito à região de São João de Petrópolis. No entanto, seis espécies, registradas no Herbário MBML, referente a coletas entre 1985 e 2003, anteriores ao período de realização deste trabalho, não foram encontradas após visitas as mesmas áreas citadas nos registros do Herbário. Tais ausências podem representar o efeito da ação antrópica sobre as florestas da região. O uso das samambaias e licófitas como ferramenta na alfabetização científica, realizada no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa, foi realizado em cinco encontros, levando a reflexão da leitura de mundo de forma mais crítica e participativa. Os resultados mostram que metodologias, promovendo a contextualização do ensino de ciências, podem representar um caminho para o envolvimento mais ativo dos alunos com a sociedade de forma crítica e participativa em decisões que venham mudar a expectativa de mundo.

This Project with the objective of identifying and listing the species of ferns and lycophytes to be found, presently, in the florestal fragments of the Atlantic Forests in the region of São João de Petrópolis, Santa Teresa, ES was established in view of the importance of recognizing and recording the species which constitute the ferns and lycophytes of the flora there. Such data will surely contribute to the conservation research efforts on the part of both public and private institutions. The methodology used was to; through analysis of botanical material collected in the forest remnants of Santa Teresa, in the region São João de Petrópolis, and by consulting the collections of botanical material conserved in the Herbário do Museu de Biologia Mello Leitão (MBML), as well as the organizing a databank registering the occurrence of the species of ferns and lichens in this forest formation. The results presented contribute to reducing the lacuna in botanical knowledge about this region. Thirty nine species pertaining to nine families were registered. The families with the greatest number of representatives were Pteridaceae and Aspleniaceae, these presenting thirteen and five species, respectively. Of the species collected during the execution of this work twenty four, based on the Herbário MBML data, provide new information for the Herbário MBM with respect to the region São João de Petrópolis. Additionally, six species, registered in Herbário MBML, reference the collections made between 1985 and 2003, prior to the realization of this work, were not found during visits to the same areas cited in the registers of the Herbário. Such absences possibly represent the effects of anthropic actions upon the forests of the region. The use of ferns and lycophytes as a tool in scientific literacy, conducted at the Federal Institute of the Holy Spirit - Santa Teresa, was conducted in five matches, taking the reflection of the reading world's most critical and participatory manner. The results show that such methodology, involving the teaching of science with reality, can be one way for the more active student engagement with society in order to be critical and participating in decisions that may change the expectations of the world.


Collections: