A educação omnilateral na busca do ser mais: contribuições do Espaço Cultural Palácio Anchieta para a promoção da cidadania
dissertação de mestrado
RESUMO: O centro da cidade de Vitória-ES é repleto de história, cultura e arte, cujos espaços contam com diversos monumentos, museus, palácios, ruas, igrejas, escadarias, os quais podem ensejar estudos sistematizados acerca das suas potencialidades pedagógicas. Este estudo volta seu olhar para o Palácio Anchieta, tomado como espaço educativo não formal, a partir do seguinte questionamento: quais as possibilidades pedagógicas de o espaço de educação não formal, o Espaço Cultural Palácio Anchieta, proporcionar uma formação humana crítica e cidadã a partir de um trabalho com estudantes em situação de vulnerabilidade social? O encontro de estudantes com a Palácio Anchieta pode suscitar várias contribuições por meio de práticas pedagógicas articuladas a uma mediação cultural em um horizonte políticopedagógico crítico. A pesquisa dialoga com as bases do materialismo históricodialético, centrada nas categorias “trabalho”, “práxis” e “conscientização” como fatores possíveis de resgate do fator humanizador dos sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, participante, do tipo intervenção pedagógica, realizada por meio de encontros semanais dos círculos de cultura, para o debate de temas geradores, antes da visita mediada ao Palácio Anchieta. A coleta de dados se deu por meio do registro de fotografias, gravação de áudios, da visitamediada ao Palácio Anchieta e análise dos diários de bordo dos participantes. Os participantes do estudo são alunos em situação de vulnerabilidade pertencentes ao programa de aprendizagem – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador, CESAM – no intuito de inseri-los ao mercado de trabalho. Como resultados do estudo, os educandos conheceram o conceito de trabalho na perspectiva de atividade, ato criador e humanizador, além da compreensão do Palácio Anchieta como espaço de aprendizado e não como “aula passeio”, o qual expõe em seu acervo signos que valorizam a cultura europeia e a História dos vencedores, fato que gera, em alguns grupos, desinteresse e afastamento em relação a este patrimônio. Como produto educacional, foi elaborado um roteiro educativo contra hegemônico, visando às visitas mediadas no Espaço Cultural Palácio Anchieta
ABSTRACT: The city center of Vitoria, in Espírito Santo state, is a place full of history, culture and art. These factors may contribute to detailed and systematized studies about the potential of the non-formal space located at Anchieta Palace, in the historical center of Vitória. Taking that into consideration, what are the pedagogical possibilities of a nonformal education space (the Anchieta Palace Cultural Space Institution) relate to a critical and citizen formation of students in a situation of social vulnerability? The present research has the hypothesis that the introduction of Anchieta Palace to students could generate numerous pedagogical contributions through non-formal educational practice articulated with the strengthening of the public school, thus, materializing a cultural mediation in a political-critical pedagogy perspective. The research has its theoretical methodological basis in historical-dialectical materialism, which is focused on the categories "work", "praxis" and "awareness" as possible factors for the recovery of the humanizing factor of the subjects with the dialogue between Marx, Vigotski and Freire. It is a qualitative, participatory, and pedagogical intervention research type that was carried out through cultural circles weekly meetings, in which students and the researcher discussed about different generating themes, preceded by guided visit to the Cultural Space Anchieta Palace. The collection of data was done through registration of photographs, audio recording of cultural circles, guided visits to Anchieta Palace, and analysis of the students' induction booklet and the research professor's notes. The subjects participating in the research are students, in vulnerable conditions, taking part on the apprenticeship program (CESAM-ES) that aims to place them in the labor market. As results of the study, we present the students apprehension regarding the concept of work in the Marxian perspective, in the sense of activity, creative act and humanizer, besides the understanding of the apprentices to the Anchieta Palace as learning space and not as "educational field trip classes", which exposes in its collection signs that value european culture and the history of the winners, a fact that generates, in some groups, disinterest and distance from this patrimony.. As educational product, an educational route was elaborated against hegemonic, aiming at the guided visits that contemplate the Anchieta Palace Cultural Space.
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