O ensino de geografia na perspectiva freiriana : uma abordagem a partir do CEFFA de Chapadinha - Nova Venécia/ES

Souza, Fabiana Furtado de (2019)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O ensino de Geografia tem a importante função de possibilitar aos sujeitos a compreensão das dinâmicas do espaço geográfico em suas dimensões políticas, sociais, econômicas, culturais e naturais, para que se tornem capazes de agir sobre ele e transformá-lo. Para desenvolver tal competência nos sujeitos, é preciso que o ensino de Geografia promova uma dialética entre as escalas espaciais em sua abordagem para que se faça uma relação entre o assunto estudado e a realidade vivida dos indivíduos, entre o seu lugar e o contexto global, de maneira que lhes fomente a percepção como um está interligado ao outro, atribuindo, assim, sentido ao assunto estudado e despertando o interesse dos estudantes. Diante disso, buscou-se realizar essa pesquisa em uma escola de Educação do Campo, pois nesse tipo de instituição de ensino trabalha-se com uma concepção freiriana de educação, que se baseia na premissa de que o ponto de partida para o processo educativo seja a realidade vivida pelos estudantes. Sendo assim, partindo do pressuposto que esta perspectiva pedagógica favorece o processo educativo em Geografia, realizou-se um Estudo de Caso no Centro de Formação Familiar em Alternância, localizado no município de Nova Venécia/ES, com o objetivo de verificar se a perspectiva pedagógica freiriana, a partir da adoção de Temas Geradores, contribui de fato para o processo de construção do conhecimento em Geografia. Para isso, observou-se o trabalho do monitor de Geografia por um período de dois meses e meio, descrevendo e analisando sua forma de abordar o conteúdo a partir dos temas geradores. Além disso, realizou-se também um estudo dos documentos de diretrizes educacionais da escola-campo e uma pesquisa bibliográfica para compreender melhor a concepção educacional freiriana e sua relação com o processo de construção do conhecimento em Geografia. Constatou-se que de fato essa perspectiva pedagógica induz a uma abordagem dialética entre as escalas espaciais, tendendo a resultar em um melhor entendimento dos conteúdos por dotá-lo de maior sentido para os estudantes, por serem assuntos relacionados à suas vivencias e experiências (o que também os leva a participar mais ativamente das aulas e das atividades propostas pelo educador), possibilitando-lhes compreender que as questões referentes ao lugar não dizem respeito somente a ele, estando relacionadas às influências de fatores globais que atuam sobre o mesmo, contribuindo para que os estudantes tenham uma melhor percepção a respeito da dimensão Geográfica de suas vidas.

ABSTRACT: The teaching of geography has the important function of making possible for the individuals the understanding of the dynamics of the geographical space in its political, social, economic, cultural and natural dimensions, so that it become able to act on it and transform it. But in order to develop such competence in the individuals, it is necessary that the teaching of geography promotes a dialectic between the spatial scales in its approach to stablishes a relationship between the studied topic and the lived reality of the individuals, in their place, with the global context, so as to foster their perception of how one is connected with the other, thus giving meaning to the subject studied and increasing the students´s interest. Therefore, we sought to conduct this research in a rural education school, because this type of educational institution works with a Freire's conception of education, which is based in the premise that the starting point for the educational process must be the reality of students' lives. Thus, assuming that this pedagogical perspective favors the educational process in geography, a Case Study was conducted at the Chapadinha Alternating Family Education and Training Center, located in the municipality of Nova Venécia / ES, with the objective of verifying if the Freire‟s pedagogical perspective, from the adoption of Generator Themes, contributes in fact to the knowledge construction process in Geography. Aiming this, we observed the work of the geography monitor for a period of two and a half months, describing and analyzing his way of approaching the content from the generating themes. In addition, it was made a study of the rural school's educational guidelines documents and a bibliographic research to improve our understanding of the Freire's educational conception and its relation with the knowledge construction process in Geography. It was found that in fact it contributes to a dialectical approach between the spatial scales, tending to result in a better understanding of the contents, giving it more meaning to the students, once the subjects are related to their background and experiences (what also makes them participated more actively at classes and activities proposed by the educator), making it possible for them to understand that the questions related to the place do not concern only it, being related to the influences of global factors that act on it, contributing to the students to have a better perception about the Geographic dimension of their lives.


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