Curso de iniciação científica como princípio educativo na formação de estudantes de ensino técnico integrado ao médio
dissertação de mestrado
RESUMO: A iniciação científica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos estudantes, especialmente no Ensino Médio Integrado aos Institutos Federais no Brasil. No entanto, a falta de tempo, o conhecimento limitado sobre pesquisa e os interesses concorrentes dos estudantes dificultam seu engajamento em projetos de pesquisa. Visando minimizar essas dificuldades, esta pesquisa desenvolve e implementa um Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) de Introdução à Iniciação Científica para analisar suas contribuições para a educação de estudantes nessa modalidade educacional no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O curso, disponível na plataforma MOOC do Ifes, aborda conceitos básicos, apresenta programas e plataformas de fomento, descreve as etapas de um projeto e oferece sugestões práticas, buscando desmistificar o processo de pesquisa para jovens estudantes. A estrutura do curso, que incentiva a colaboração, o questionamento, o pensamento crítico e a produção independente, visa promover uma aprendizagem significativa, em que o estudante se torna protagonista do processo de aprendizagem. Esta pesquisa também dialoga com autores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), como Ramos, Frigotto, Ciavatta e Manacorda, que destacam a importância da integração entre o Ensino Médio e a Educação Profissional, com foco no pensamento crítico, na autonomia intelectual e no desenvolvimento de habilidades para compreender e transformar a realidade social. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa empregou questionários online e entrevistas semiestruturadas com estudantes e pesquisadores do Ifes. A análise dos dados, baseada na análise de conteúdo de Bardin, através das lentes das ideias de Demo e Freire, convergindo com os princípios da EPT, revelou que o MOOC ampliou o conhecimento dos estudantes sobre pesquisa, despertou seu interesse pela prática científica e contribuiu para o desenvolvimento de habilidades essenciais como o pensamento crítico e a autonomia. Portanto, os resultados indicam que o curso é uma ferramenta promissora para fomentar a iniciação científica entre os estudantes, alinhando-se aos princípios da EPT e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos na construção do conhecimento.
ABSTRACT: Scientific initiation plays a fundamental role in student development, particularly in Integrated High School programs at Federal Institutes in Brazil. However, limited time, insufficient knowledge about research, and competing student interests often hinder their engagement in research projects. Aiming to address these challenges, this research developed and implemented a Massive Open Online Course (MOOC) titled "Introduction to Scientific Initiation" to analyze its contributions to student education within this educational model at the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes). The course, available on the Ifes MOOC platform, covers basic research concepts, introduces research funding programs, describes the stages of a research project, and offers practical tips, aiming to demystify the research process for young students. The course structure, which encourages collaboration, questioning, critical thinking, and independent production, seeks to promote meaningful learning, where students become protagonists in their learning journey. This research also engages authors in Professional and Technological Education (EPT), such as Ramos, Frigotto, Ciavatta, and Manacorda, who emphasize the importance of integrating high school and professional education, focusing on critical thinking, intellectual autonomy, and developing skills to understand and transform social reality. Using a qualitative approach, the research employed online questionnaires and semi-structured interviews with students and researchers from Ifes. Data analysis, based on Bardin's content analysis, through the lens of Demo and Freire's ideas, and converging with the principles of EPT, revealed that the MOOC broadened students' knowledge about research, sparked their interest in scientific practice, and contributed to developing essential skills like critical thinking and autonomy. Therefore, the results indicate that the course is a promising tool for fostering scientific initiation among students, aligning with the principles of EPT and contributing to the formation of critical and participatory citizens in knowledge construction.
Redes Sociais