Ensino de História e precarização do trabalho : a importância do fomento à consciência histórica dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos

Polidoro, Francisco Carlos (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: A presente pesquisa vinculada à linha de Práticas Educativas em Ensino de Humanidades do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH- IFES Vitória), tendo como objetivo principal fomentar um tipo crítico de ensino de História na modalidade de ensino da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Para tanto, buscamos relacionar o conceito de consciência histórica com uma dada consciência de classe do/a trabalhador/a à constituição da precarização do trabalho no Brasil, com o intuito de estimular a aprendizagem crítico-reflexiva do(a)s aluno(a)s. Com o intuito de alcançar esse objetivo, investigamos a história do conceito de consciência de classe. Tal abordagem foi complementada a partir da perspectiva teórica de Jörn Rüsen (2015), que, com base na matriz disciplinar histórica, identifica carências de orientações a fim de estimular a formação da consciência histórica dos/as educandos/as. Por fim, através da metodologia da intervenção pedagógica, elaboramos um produto educacional com o objetivo de desconstruir a condição de submissão que o/a trabalhador/a vivencia, criando condições para que as alunas e os alunos da EJA conquistem por meio da aprendizagem no ensino de história a reflexão crítica das condições históricas das relações de trabalho. Neste sentido, o trabalho possui objetivo de contribuir para a desconstrução da precária consciência histórica de classe do trabalhador e da trabalhadora brasileira, que, em muitos casos, aceitam passivamente a precariedade social e econômica a que a elite brasileira os condiciona.

ABSTRACT: This research was linked to the line of Educational Practices in Teaching of the Humanities of the Postgraduate Program in Teaching of the Humanities (PPGEH-IFES Vitória), with the main objective of promoting a critical type of teaching History in the EJA (Education of Youth and Adults). To do this, we related the concept of historical consciousness with a certain class consciousness of the worker with the constitution of the precariousness of work in Brazil, with the aim of stimulating the critical-reflective learning of students. To achieve this goal, we investigated the history of the concept of class consciousness. This approach was complemented with the theoretical perspective of Jörn Rüsen (2015), who, based on the historical disciplinary matrix, identified a lack of orientation to stimulate the formation of historical consciousness in students. Finally, through the pedagogical intervention methodology, we developed an educational product with the objective of deconstructing the condition of submission that workers experience, creating conditions for EJA students to achieve, through learning history with critical reflection on the historical conditions of work relations. In this sense, the work aimed to contribute to the deconstruction of the precarious historical class consciousness of Brazilian workers, who, in many cases, passively accept the social and economic precariousness to which the Brazilian elite conditions them.


Collections: