Ecologia e manejo de formigas cortadeiras na educação ambiental e formação de multiplicadores de conhecimento
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As formigas cortadeiras do gênero Atta e Acromyrmex possuem grande importância econômica pois são consideradas pragas por causarem prejuízos à agricultura. Esses insetos cortam material vegetal que é utilizado como substrato para o cultivo do fungo simbionte do qual elas se alimentam. O método de controle mais comum dessas formigas é o uso de produtos químicos formicidas, que contaminam corpos d’água e lençóis freáticos e também afetam a comunidade biológica. Diversos estudos têm sido realizados para buscar métodos alternativos ao uso desses produtos, sendo a homeopatia uma forma de controle de baixo custo, que não deixa resíduos no solo e que contribui não para a eliminação do organismo, mas pelo equilíbrio ambiental. O objetivo deste trabalho é contribuir para a formação de multiplicadores de conhecimento a respeito da importância ecológica das formigas cortadeiras e a utilização do método homeopático como alternativa ao uso dos agrotóxicos. Para analisar os conceitos previamente conhecidos pelos participantes além de contribuir para a popularização do conhecimento sobre as formigas cortadeiras foram realizadas sete atividades: (1) a dinâmica, onde os alunos escolheram uma palavra e disseram seu significado,(2) o filme, onde deveriam relatar os comportamentos sobre as formigas, (3) a palestra, com conteúdos sobre ecologia e manejo de formigas, (4) o jogo, onde foram respondidas questões a respeito do tema, (5) a aula de campo e de laboratório para identificação dos gêneros de interesse e preparo do produto homeopático, (6) o estudo de caso, que serviu como base para a discussão a respeito do uso de agrotóxicos e (7) a confecção de um mural, uma ferramenta utilizada para multiplicar e popularizar o tema proposto. Foi observado que os alunos conhecem o significado das palavras relacionadas ao assunto abordado, entretanto não compreendem seu significado. Além disso, possuem um conhecimento equivocado sobre alguns termos abordados. Os participantes associaram as formigas cortadeiras à pragas agrícolas assim como observado por Boff et al. (2011) em suas pesquisas com agricultores. Os alunos desconhecem qualquer informação a respeito da homeopatia, sobretudo do uso do nosódio. Foi possível observar que a utilização dos filmes, jogo, aula de campo e de laboratório e discussão do estudo de caso associados aos conteúdos teóricos foram ferramentas que estimularam a aprendizagem e possibilitaram a organização dos conteúdos que foram explorados. A partir daí os alunos puderam trabalhar o pensamento crítico sobre os malefícios do uso de agrotóxicos e pensar na utilização de formas menos agressivas para o meio ambiente. Ao final do processo, com a confecção do mural e os conhecimentos construídos a respeito da ecologia e manejo das formigas cortadeiras, o assunto pode ser multiplicado a outros alunos e a pessoas que não fazem parte do cotidiano escolar.
Leaf-cutting ants from Atta and Acromyrmex genus have great economic importance because they are considered pests for causing damage to agriculture. These insects cut plant material which is used as a substrate for the cultivation of the symbiont fungi of which they feed themselves. The most common method to control these ants is the use of chemical insecticides, which contaminate water bodies and ground water and also affect the biological community. Several studies have been conducted to seek alternative methods to the use of these products being homeopathy form of a low cost control, it leaves no residues in the soil and do not contribute to the elimination of the organism, but the environmental balance. The objective is to contribute to the formation of knowledge multipliers about ecological importance of cutting ants and the use of the homeopathic method as an alternative to the use of pesticides. To analyze the concepts previously known by the participants and also contribute to the popularization of knowledge on cutting ants, seven activities were carried out: a (1) dynamic where students chose a word and said its meaning, (2) the movie, which should report the behavior of ants, (3) the lecture, with contents on ecology and management of ants, (4) the game where questions were answered on the subject, (5) the field and laboratory class, to identify the genus of interest and preparation of the homeopathic product, (6) the study case, which served as basis for discussion about the use of pesticides and (7) the mural making, a tool used to multiply and popularize the theme. It was observed that students know the meaning of words related to the subject matter, but does not understand its meaning. Also, they have a misunderstanding of some addressed terms. Participants associated ants to agricultural pests as observed by Boff et al. (2011) in their research with farmers. Students are unaware of any information regarding homeopathy, especially the use in nosode. It was observed that the use of film, game, field and laboratory class, and discussion of study case associated with the theoretical contents were tools that encouraged learning and enabled the organization of the explored contents. From there, the students could work the critical thinking about the dangers of pesticide use and think about less aggressive ways to the environment. At the end of the process, with the mural making and knowledge building about the ecology and management of leaf-cutting ants, it can be multiplied to other students and people who are not part of everyday school life.
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