O uso dos gêneros textuais estudados no 9° ano do ensino fundamental - da teoria à prática

Selino, Sandra Regina (2019)

dissertação_mestrado

RESUMO: Em relação às aulas de produção textual, geralmente, os alunos reclamam da aplicabilidade de alguns gêneros propostos pelos livros didáticos, pois muitos não acreditam que eles tenham uso prático em seu cotidiano. Considerando isso, surgiu a vontade de investigar se fossem trabalhados gêneros socialmente utilizados pelos alunos, adequados à sua faixa etária e interesse, a aprendizagem e a produção textual seriam mais eficazes. Assim, esta pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal, com alunos do 9º ano, os quais responderam a um questionário sobre sua experiência com a escrita, fora do ambiente escolar e como lidam com as produções textuais sugeridas na escola. Nesta pesquisa, de proposta metodológica qualitativa, com procedimentos característicos de observação participante, verificou-se com os dados coletados no questionário que, fora da escola, os alunos relataram fazer mais uso da escrita nas redes sociais. Contudo, devido a dificuldades encontradas, entre elas, a falta de laboratório de informática e de acesso à Internet, fez-se necessário dar um novo direcionamento à pesquisa, que também foi adequado à realidade dos alunos pesquisados, pois com a aplicação da atividade diagnóstica identificamos que a textualidade precisava ser melhorada e que uma das dificuldades para se atingir essa textualidade estava na baixa informatividade dos textos produzidos. Para atender a essa realidade, seguindo a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) desenvolvemos uma sequência didática para trabalhar a baixa informatividade no gênero redação do Enem, com um tema sobre violência doméstica. Para análise das produções inicial e final, usamos os critérios de textualidade propostos por Beaungrande e Dresller (1993) que são: coesão, coerência, intencionalidade, situacionalidade, aceitabilidade informatividade e intertextualidade. Para fundamentar as demais reflexões acerca dos gêneros textuais e produção textual utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais, os estudos de Bakthin (1997), Bazerman (2005), Val (2006), Marcuschi (2008), e outros. O corpus dessa pesquisa é composto de 34 produções, sendo 17 produções diagnósticas e 17 produções finais. Os resultados obtidos mostraram que houve uma melhora considerável na textualidade dos novos textos produzidos, pois (35,3%) de redações finais atingiram grau médio de informatividade, o que evidencia que é possível melhorar a informatividade dos textos se atividades semelhantes às trabalhadas forem realizadas de forma sistematizada.

ABSTRACT: When it comes to textual production classes, students usually complain about the applicability of some genres proposed by textbooks, since many do not believe that they have a practical use in their daily lives. Considering this, we decided to investigate if the genres that were socially used by the students, adapted to their age and interest, would impact in the effectiveness of the learning and textual production.Thus, this research was developed in a municipal school, with 9th grade students, who answered a questionnaire about their experience with writing, outside the school environment and how they deal with the textual productions suggested in the school. In this research, of qualitative methodological proposal, with characteristic procedures of participant observation, it was verified with the collected data in the questionnaire that, outside the school, the students reported to make more use of the writing in the social networks. We then wanted to apply a diagnostic activity with a digital genre to identify possible problems with writing and then elaborate a didactic sequence that could help to minimize such problems. However, due to difficulties encountered, among them, the lack of a computer lab and Internet access, it was necessary to give a new direction to the research, which was also more adequate to the reality of the analyzed students, since, after the application of the diagnostic activity we identified that textuality needed to be improved and that one of the difficulties in achieving this textuality was in the low informativeness of the texts produced. To meet this reality, following the proposal of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) we developed a didactic sequence to work the low informativeness using the writing genre of Enem, with a theme about domestic violence. For analysis of the initial and final productions, we use the criteria of textuality proposed by Beaungrande and Dresller (1993) which are: cohesion, coherence, intentionality, situationality, acceptability, informativeness and intertextuality. In order to base the other reflections on textual genres and textual production we used the National Curriculum Parameters, the studies of Bakthin (1997), Bazerman (2005), Val (2006), Marcuschi (2008), and others. The corpus of this research is composed of 34 productions, being 17 diagnostic productions and 17 final productions. The results showed that there was a considerable improvement in the textuality of the new texts produced, since (35.3%) of the final essays reached a medium level of information, which shows that it is possible to improve the informativeness of the texts if similar activities are performed in a systematic way.