A polifonia nas narrativas musicais de Chico Buarque e a formação do leitor literário no ensino fundamental II
dissertação_mestrado
RESUMO: A pesquisa em tela buscou a potencialização da leitura literária dos estudantes do Ensino Fundamental II por meio de uma proposta dialógica com as narrativas musicais do compositor Chico Buarque. Procuramos o diálogo com a perspectiva bakhtiniana acerca da linguagem e, como forma de analisar as diversas vozes presentes no corpus do compositor mencionado, abordamos o conceito de polifonia (BAKHTIN, 1998, 2002, 2014), uma vez que as personagens das crônicas buarqueanas remetem às heterogêneas vozes constitutivas de nossa sociedade, especialmente as vozes dos excluídos socialmente e, no próprio ambiente escolar, a heterogeneidade do corpo estudantil é composta de vozes diversas. Em consonância com o estudo de Aguiar (2014), tratamos as letrasdas canções de Chico Buarque selecionadas para esta pesquisa como crônicas narrativas em função da presença significativa de elementos constitutivos desse gênero discursivo. Dessa forma, entendemos que a percepção da relativa estabilidade dos gêneros poderá possibilitar ao aluno uma leitura mais complexa mediante os textos, potencializando esse ato, estimulando sua responsividade. A metodologia adotada nessa pesquisa teve o caráter qualitativo, visto que se amparou na perspectiva dialógica bakhtiniana a partir da análise de narrativas em um processo interacional com os sujeitos da pesquisa, cujas vozes tiveram sua autonomia preservada mediante os conflitos gerados naturalmente nos momentos de interação entre os distintos sujeitos. Desse modo, a pesquisa nos apontou que as narrativas buarqueanas permitem o diálogo com outros gêneros discursivos possibilitando novos caminhos para a leitura literária a fim de estimular a criticidade dos alunos.
ABSTRACT: The screen research sought to enhance the literary reading of elementary school students II, through the presentation of the musical narratives of the composer Chico Buarque. We seek dialogue with the Bakhtinian perspective on language and, as a way of analyzing the diverse voices present in the corpus of the mentioned composer, we approach the concept of polyphony (BAKHTIN, 1998, 2002, 2014), since the characters of the Buarquean chronicles refer to the heterogeneous constitutive voices of our society, especially the voices of the socially excluded, and in the school environment itself, the heterogeneity of the student body is composed of diverse voices. In agreement with the study of Aguiar (2014), we deal with the lyrics of Chico Buarque's songs selected for this research as narrative chronicles due to the significant presence of constitutive elements of this discursive genre. In this way, we understand that the perception of the relative stability of the genres may enable the student to read more complex texts, enhancing this act, stimulating their responsiveness. The methodology adopted in this research had a qualitative character, since it was supported in the Bakhtinian dialogic perspective from the analysis of narratives in an interaction process with the subjects of the research, whose voices had their autonomy preserved through the conflicts generated naturally in moments of interaction between the different subjects. In this way the research pointed out to us that the buarqueans narratives allow the dialogue with the other discursive genders allowing new ways for the literary reading in order to stimulate the criticity of the students
Redes Sociais