A formação de leitor crítico a partir de círculos de cultura freirianos: oficinas de leitura junto a educandos da EJA
dissertação_mestrado
RESUMO: Esta investigação integra a linha de pesquisa Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado em rede nacional no Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. O objetivo desse estudo é contribuir com as práticas de ensino de leitura crítica no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos (EJA), visto que o hábito de leitura é essencial para o desvelamento da realidade e sua transformação em favor de uma sociedade mais digna, democrática, justa e humana. Com a realização de oficinas de leitura dialógicas inspiradas nos Círculos de Cultura idealizados por Paulo Freire, procurou-se associar a leitura de mundo dos sujeitos aos conhecimentos científicos para suscitar uma releitura do mundo. A pesquisa envolveu uma turma de 4º ciclo (equivalente aos 8º/9º anos do Ensino Fundamental) da EJA de uma escola pública da rede municipal de Cariacica - ES. A metodologia de pesquisa participante de Borda (1981) foi utilizada, bem como o conceito de leitura crítica baseado na concepção de Paulo Freire. Na organização das oficinas de leitura, recorreu-se à fundamentação teórica sistematizada por Silva (2007) em três momentos para a prática de educação popular crítica. O trabalho com a língua materna foi orientado pela concepção epilinguística de linguagem. As oficinas elaboradas e catalogadas deram origem a um produto educacional em que a descrição da prática pode servir como referência ao professor da EJA que pretenda desenvolver uma educação libertadora.
ABSTRACT: This scientific study integrates the research line Reading and Textual Production: social diversity and teaching practices, of the Professional Master's Degree in Portuguese Language (PROFLETRAS), offered in throughout the national territory at the Federal Institute of Espirito Santo - IFES. This Study purpose is to contribute to the teaching practices of critical reading in the Student Elementary School of the Youth and Adults Education (YAE), since the reading habit is essential for critical unveiling of reality and its transformation in favor of a more dignified, democratic, fair and humane society. Implementing dialogic reading workshops inspired by the Culture Circles idealized by Paulo Freire, it was tried to associate the subject's world reading with the scientific knowledge to provoke a rereading of the world. The research involved a 4th cycle group (equivalent to the 8th / 9th grade elementary school) of the YAE at a public school of the Cariacica municipal school system, city of Espirito Santo state. The participant research methodology of Borda (1981) was used, as well the concept of critical reading based on Paulo Freire's conception. In the preparation of reading workshops, the theoretical basis systematized by Silva (2007) was used in three moments for the practice of critical popular education. The methodology using native language was guided by epilinguistic conception of language. The workshops elaborated and cataloged gave rise to an educational product which the practice description may become a reference to YAE teacher who wishes to develop a liberating education
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