A formação inicial de professores alfabetizadores em instituições de ensino superior no Espírito Santo
dissertacao_mestrado
RESUMO: Este trabalho vincula-se à linha de formação de professores do Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização Escolar (Gespae). Seu objeto de investigação é a identificação, a análise e a comparação de documentos normativos referentes à formação inicial para o exercício da docência, com foco nos componentes curriculares concernentes ao ensino da Língua Portuguesa na alfabetização escolar de crianças, em seis instituições públicas de ensino superior (IES) no Espírito Santo e em cinco instituições privadas com as maiores notas no ranking (2023) do e-MEC em Cursos de Licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial. Para compreender os fundamentos teóricos do ensino da Língua Portuguesa na alfabetização, o corpus documental da pesquisa foi constituído pelos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), matrizes curriculares, ementas e planos de ensino relacionados aos componentes curriculares do ensino de Língua Portuguesa e alfabetização escolar de crianças, além de documentos reguladores da formação inicial de professores no país, como as DCNP (2006), DCN (2015), BNCC-Educação Básica (2017) e BNC-Formação (2019). Teoricamente, dialoga com a formação do professor alfabetizador no Brasil e com as concepções relacionadas à docência (GATTI, 2010, 2019; FREIRE, 1987, 1996); linguagem (BAKHTIN, 1997); Língua Portuguesa e texto (GERALDI, 1997, 2011); e alfabetização (BECALLI, 2007; GONTIJO, 2002, 2005, 2008; GONTIJO; SCHWARTZ, 2009). Metodologicamente, alicerça-se na pesquisa quali-quanti (MINAYO, 1994; GATTI, 2004), de cunho dialógico (BAKHTIN, 1997), a partir da análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; LE GOFF, 1996) e colaborativa (IBIAPINA, 2008). Busca-se produzir um material instrucional, no formato de e-book, que poderá ser utilizado como um recurso consultivo, norteador e dialógico na elaboração das ementas e dos planos de ensino dos Cursos de Pedagogia, no que se refere ao trabalho com a alfabetização de crianças na perspectiva enunciativo-discursiva, bem como em processos de formação continuada desses profissionais, de modo que essa temática venha a enriquecer o campo das Humanidades.
ABSTRACT: This work is linked to the teacher training line of the Graduate Program in Humanities Teaching (PPGEH) and the Group for Studies and Research in School Literacy (Gespae). Its object of investigation is the identification, analysis, and comparison of normative documents related to initial teacher training for the exercise of teaching, focusing on the curricular components concerning the teaching of the Portuguese Language in the school literacy of children, in six public higher education institutions (IES) in Espírito Santo and in five private institutions with the highest scores in the 2023 e-MEC ranking for undergraduate courses in Pedagogy in the face-to-face modality. To understand the theoretical foundations of teaching the Portuguese Language in literacy, the documentary corpus of the research was constituted by the Pedagogical Course Projects (PPC), curricular matrices, syllabi, and teaching plans related to the curricular components of teaching the Portuguese Language and school literacy for children, as well as regulatory documents for initial teacher training in the country, such as the DCNP (2006), DCN (2015), BNCC - Basic Education (2017), and BNC - Training (2019). Theoretically, it dialogues with the training of literacy teachers in Brazil and with concepts related to teaching (GATTI, 2010, 2019; FREIRE, 1987, 1996); language (BAKHTIN, 1997); Portuguese Language and text (GERALDI, 1997, 2011); and literacy (BECALLI, 2007; GONTIJO, 2002, 2005, 2008; GONTIJO; SCHWARTZ, 2009). Methodologically, it is based on qualitative-quantitative research (MINAYO, 1994; GATTI, 2004), of a dialogical nature (BAKHTIN, 1997), derived from documentary analysis (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; LE GOFF, 1996) and collaborative methods (IBIAPINA, 2008). The aim is to produce instructional material in the form of an e-book, which can be used as a consultative, guiding, and dialogical resource in the preparation of syllabi and teaching plans for Pedagogy courses, particularly regarding work with the literacy of children from an enunciative-discursive perspective, as well as in processes of continuing education for these professionals, so that this theme enriches the field of Humanities.
Redes Sociais