As mídias whatsapp e facebook nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental

Bayer, Norma Malaquias dos Santos (2018)

dissertacao_mestrado

RESUMO: As mudanças sociais e tecnológicas abrangem todas as áreas. Criam e modificam hábitos, contribuindo para o crescimento individual e coletivo. Considerando essa realidade, este estudo procura investigar como essas mudanças podem contribuir para o processo ensino-aprendizagem. Ele também propõe alternativas para trabalhar conteúdos da Língua Portuguesa nos ambientes digitais, visando aliar o interesse dos jovens por equipamentos como computadores e celulares ao trabalho com a leitura e escrita nesses suportes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com prática interventiva, embasada pelos autores Lévy (1987, 2010), Rojo (2009, 2012, 2013, 2015), Coscarelli, (2014), Fava (2014), Papert (2008), Geraldi (2010), Freire (2011), Martha (2015), Pérez Gomez (2015), entre outros, que discutem os avanços culturais balizados pelas tecnologias e representações multiculturais. Nossa pesquisa procura conciliar a teoria para atender aos apelos sociais vigentes, com a prática, que auxiliará no desenvolvimento de habilidades exigidas nas interações das linguagens multimodais, cuja compreensão e produção dependem de competências construídas a partir de uma boa educação, sobretudo no campo da linguagem. No trabalho, exploraremos a capacidade e velocidade de comunicação oferecidas pela mídia social Whatsapp e pela rede social Facebook, que funcionarão como portais de acesso ao mundo virtual, além de espaços para interação na realização de atividades pedagógicas mediadas pelo professor.

ABSTRACT: Social and technological changes cover all areas. They create and modify habits, contributing to individual and collective growth. Considering this reality, this study seeks to investigate how these changes can contribute to the teaching learning process. It also proposes alternatives for working Portuguese language content in digital environments, aiming to ally young people's interest in equipment such as computers and cell phones to work with reading and writing on these media. It is a qualitative research with intervention practice, based on the authors Lévy (1987, 2010), Red (2009, 2012, 2013, 2015), Coscarelli, (2014), Fava (2014), Papert 2010), Freire (2011), Martha (2015), Pérez Gomez (2015), among others, who discuss the cultural advances marked by multicultural technologies and representations. Our research seeks to reconcile the theory to meet the current social calls with practice, which will help in the development of skills required in the interactions of multimodal languages, whose understanding and production depend on skills built from a good education, especially in the field of language . At work, we will explore the capacity and speed of communication offered by WhatsApp social media and the social network Facebook, which will function as portals to access the virtual world, as well as spaces for interaction in the performance of pedagogical activities mediated by the teacher.