Reescrita de textos: operações de linguagem no ensino fundamental

Dornelas, Janielly dos Anjos Oliveira (2018)

dissertação_mestrado

RESUMO: Este estudo refere-se à mediação em práticas de correção e reescrita de textos de gêneros variados. A hipótese que norteia a pesquisa é a de que essas ações atreladas ao desenvolvimento de operações de linguagem – paráfrase e epilinguismo – podem contribuir com a aprendizagem. O objetivo principal deste estudo é investigar estratégias nas quais a intervenção nos textos, a revisão e a reescrita favoreçam o exercício de reformulação do dizer para que o estudante possa operar a linguagem com dinamismo e criatividade. Para alcançar tal meta, é preciso entender aspectos importantes na mediação do professor ao orientar possibilidades em um texto; pesquisar e testar a eficiência de algumas formas de intervenção textual, conduzir práticas de revisão e elaborar exercícios de reescrita; e analisar pedagogicamente tais processos decorrentes das operações de linguagem. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa são desenvolvidas e analisadas dez atividades de produção e reescrita de variados gêneros textuais em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino. As análises na pesquisa são fundamentadas nos seguintes aportes teóricos: Geraldi (2012) para elencar os problemas que afetam a produção e a reescrita textual na escola; Bakhtin (1997) ao tratar do dialogismo; Vigotski (2007) para abordar a mediação do professor; Ruiz (2015) para explorar a correção, revisão e a reescrita; Franchi (1991 e 1992) ao analisar o epilinguismo; Fuchs (1985) ao analisar a paráfrase; Bodgan e Biklen (1994) para tratar da pesquisa qualitativa; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para fundamentar a sequência de atividades. Os resultados apontam que as intervenções do professor estimulam a reformulação do pensamento por meio da lingua(gem). Além disso, pode-se observar que os alunos realizaram operações com e sobre a linguagem durante os processos de revisão e reescrita. O resultado da pesquisa é um produto educativo sobre Práticas de Correção e Reescrita, à luz da perspectiva interacionista da linguagem, direcionado à mediação de correção, revisão e reescrita de produções textuais na escola

ABSTRACT: This study refers to the mediation in practices of correction and rewriting of texts of varied genres. The hypothesis that guides the research is that these actions linked to the development of language operations - paraphrase and epilingualism - can contribute to learning. The main objective of this study is to investigate strategies in which intervention in texts, revision and rewriting favor the reformulation exercise of saying so that the student can operate the language with dynamism and creativity. To achieve this goal, it is necessary to understand important aspects in the teacher's mediation when guiding possibilities in a text; research and test the effectiveness of some forms of textual intervention, conduct revision practices, and write rewriting exercises; and pedagogically analyze such processes arising from language operations. Through a qualitative research, ten activities of production and rewriting of various textual genres are developed and analyzed in classes of the final years of Elementary School in a public school system. The analyzes in the research are based on the following theoretical contributions: Geraldi (2012) to list the problems that affect the production and the textual rewriting in the school; Bakhtin (1997) in dealing with dialogism; Vigotski (2007) to address teacher mediation; Ruiz (2015) to explore the correction, revision and rewriting; Franchi (1991 and 1992) in analyzing epilingualism; Fuchs (1985) when analyzing paraphrase; Bodgan and Biklen (1994) to deal with qualitative research; Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) to substantiate the sequence of activities. The results show that the interventions of the teacher stimulate the reformulation of thought through the language (gem). In addition, it can be observed that the students performed operations with and on the language during the revision and rewriting processes. The result of the research is an educational product on Correction and Rewriting Practices, in light of the interactionist perspective of language, directed to mediation of correction, revision and rewriting of textual productions in school.