Operações de linguagem no ensino fundamental: a abordagem epilinguística no ensino de gramática
dissertação_mestrado
RESUMO: Esta pesquisa objetiva o estudo acerca dos problemas de desenvolvimento de conhecimentos linguísticos nas aulas de gramática relativos à aplicação de conjunções coordenativas em enunciados opinativos. Por meio deste trabalho, pretende-se também propor a prática do epilinguismo como um caminho possível para amenizar tais problemas. Para tanto, é apresentado um aporte teórico que propõe a discussão, em princípio, de aspectos relacionados à tradição gramatical, envolvendo a tensão do contexto estabelecido em torno das concepções de norma, gramática e língua. Em seguida, as discussões são centradas na contribuição da análise linguística para a evolução das aulas de gramática, com foco nas relações de coordenação do período composto. Na sequência, o texto é direcionado à discussão de aspectos relativos à atividade epilinguística e ao ensino de gramática nas escolas. A intenção dessa parte do texto é, além de compartilhar as opiniões de alguns autores sobre a abordagem epilinguística, refletir sobre o contexto escolar e as práticas de ensino nas aulas de gramática. Por fim, é empreendida a abordagem de aspectos referentes à relação entre texto, discurso e gramática, uma das bases para a produção de enunciados em sua natureza social. A pesquisa apresenta ainda os resultados da aplicação metodológica realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir da comparação entre a abordagem tradicional (gramática prescritiva) e a abordagem epilinguística na aplicação das conjunções coordenativas. Os resultados da aplicação desse método dão suporte à proposição de uma sequência didática para trabalhar a aplicação de conjunções coordenativas em enunciados opinativos. A sequência didática, assim como outras partes do texto (metodologia, análise de dados e considerações finais), serão compartilhadas por meio de um blog (inspiralinguagem.blogspot.com.br) com a intenção de fomentar o interesse pelo assunto.
ABSTRACT: This research aims to observe the problems indevelopment of language skills in grammar lessons on the implementation of coordinating conjunctions in opinionated statements. Through this work, we also intend to propose the practice of epilinguismo as a possible way to soften such problems. For this, a theoretical subsidy is presented proposing to discuss, in principle, aspects related to the grammatical tradition, involving the tension of the context established around the concepts of standard, grammar and language. Then there are the discussions on the linguistic analysis can contribute to the evolution of classes focusing on coordinating relations of the compounding period. Following, the text is directed to the discussion of aspects of epilinguística activity and grammar teaching in schools. The intent of this part of the text isshare the views of some authors on the epilinguística approach and reflecting about the school environment and teaching practices in grammar lessons. Finally, it is taken the approach of aspects concerning the relationship between text, speech and grammar, one of the bases for the production of statements in its social nature. The research also shows the results of the methodological application performed with students from 9th grade of elementary school, from the comparison between the traditional approach (prescriptive grammar) and epilinguística approach to implementing the coordinating conjunctions. The results of applying this method support the proposal of a didactic sequence to work the application of coordinating conjunctions in opinionated statements. The didactic sequence, as well as other parts of the text (methodology, data analysis and final considerations), will be shared in a blog (inspiralinguagem.blogspot.com.br) with the objective of foment the interest in this subject.
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