Educação matemática em uma comunidade pomerana
dissertacao_mestrado
O presente trabalho de pesquisa tem como base a apresentação de análise das relações entre as práticas curriculares de ensino de matemática e as práticas culturais da Comunidade Pomerana, no 2º ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fazenda Emilio Schroeder. Percebemos a necessidade de pesquisar e investigar o ensino de matemática que adota a metodologia de trabalho baseada na Pedagogia da Alternância, que prevê o trabalho e a realidade como princípios educativos. Assim, na investigação proposta, fundamentamo-nos em dois eixos teóricos que serviram de base para responder ao problema e alcançar os objetivos. O primeiro eixo perpassa a relação entre Educação e Cultura em Leontiev e Freire, trazendo a “Atividade” como conceito de matemática do cotidiano; o segundo abarca as práticas culturais da matemática com D’Ambrósio e Ferreira. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, a partir de observações realizadas sobre as relações culturais praticadas no ensino da matemática no contexto escolar, bem como as práticas culturais de matemática no contexto da comunidade e a análise do contexto linguístico e o mapeamento de práticas culturais nas atividades agrícolas desenvolvidas na escola a partir do uso das grandezas, medidas e desenvolvimento do produto educacional contendo atividades pedagógicas elaboradas e embasadas a partir das práticas desenvolvidas nas atividades do dia a dia no campo, com a aplicação de instrumentos de pesquisa como: situaçõesproblemas, observações de aulas, entrevistas, diário de campo, vivências e roda de conversa. Os resultados da pesquisa evidenciam que é possível desenvolver uma prática pedagógica que valorize a cultura campesina, e que a compreensão dos conteúdos é mais significativa quando acontecem em ambientes contextualizados a partir das vivências e saberes. Nosso produto educacional apresenta sugestões de atividades com possibilidades de trabalhos pedagógicos contextualizados, destinados a estudantes dos anos finais do ensino fundamental.
This research work is based on the presentation of an analysis of the relationships between the curricular practices of teaching mathematics and the cultural practices of the Pomeranian Community, in the 2nd cycle of Elementary School and in High School at the State School of Elementary and Secondary Education Fazenda Emilio Schroeder. We realized the need to research and investigate mathematics teaching that adopts a work methodology based on Alternation Pedagogy, which foresees work and reality as educational principles. Thus, in the proposed investigation, we based ourselves on two theoretical axes that served as the basis for responding to the problem and achieving the objectives. The first axis runs through the relationship between Education and Culture in Leontiev and Freire, bringing “Activity” as a concept of everyday mathematics; the second covers the cultural practices of mathematics with D’Ambrósio and Ferreira. The methodology used was participatory research, based on observations made on the cultural relations practiced in the teaching of mathematics in the school context, as well as the cultural practices of mathematics in the community context and the analysis of the linguistic context and the mapping of cultural practices in agricultural activities developed at school based on the use of quantities, measurements and development of the educational product containing pedagogical activities elaborated and based on practices developed in day-to-day activities in the field, with the application of research instruments such as: problem situations , class observations, interviews, field diary, experiences and conversation circles. The research results show that it is possible to develop a pedagogical practice that values peasant culture, and that the understanding of content is more significant when it takes place in contextualized environments based on experiences and knowledge. Our educational product presents suggestions for activities with possibilities for contextualized pedagogical work, aimed at students in the final years of elementary school..
Redes Sociais