Histórias em quadrinhos do universo Macanudo: um caminho para a formação de leitores críticos

Langoni, Ana Carolina (2016)

dissertação_mestrado

RESUMO: O objetivo deste trabalho é compreender como a utilização sistematizada dos quadrinhos do Universo Macanudo sob a forma de material educativo pode contribuir com a formação do leitor crítico. A proposta envolveu a parceria entre duas professoras de Língua Portuguesa e seis alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Cachoeiro de Itapemirim/ES, os quais constituíram um grupo de estudo que se reuniu para participar de oficinas para análise e leitura de quadrinhos. Envolveu também alunos de seis turmas de 9º ano da sala de aula regular, que também realizaram as atividades, e professores de Língua Portuguesa do referido município, que analisaram o material em uma formação de professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa colaborativa, pois contou com a participação dos envolvidos para avaliar e repensar as propostas realizadas. As atividades foram desenvolvidas a partir dos estudos de Vigotski sobre a importância da mediação do professor. O referencial relacionado à formação do leitor crítico dialoga com os conceitos bakhtinianos de linguagem, dialogismo e responsividade. Parte do pressuposto de que quadrinhos tendem a contribuir com a formação leitora dos alunos, por serem atrativos e por explorarem jogos de linguagem capazes de aprofundar a leitura e aguçar o espírito crítico. Conclui que os quadrinhos podem formar leitores críticos, desde que haja adequação temática e formal em seu uso.

ABSTRACT: The aim of this work is to understand how the systematic use of the comics Macanudo in the form of educational material can contribute to the development of the critical reader. The proposal involved the partnership between two teachers of Portuguese and six students of the 9th grade students from Cachoeiro de Itapemirim/ES, which formed a study group that attended workshops for reading and analyzing comics. Also involved 9th grade students from six different regular classroom setting, whom also carried out the activities, and Portuguese teachers of the referred city, who analyzed the material in a teacher study. The methodology used was the collaborative research, with the participation of those involved to evaluate and rethink the proposals made. The activities were developed from Vygotsky's studies on the importance of teacher mediation. The theory related to the development of critical reader dialogue with Bakhtinian concepts of language, dialogism and responsiveness. It assumes that comics tend to contribute to the development of student’s reading, for being appealing and exploring language games enabling further reading and sharpen critical thinking. It concludes that comic books can develop critical readers, provided there are formal and thematic adequacies in their use.