Formação de Educadores Ambientais em Reflorestamento de Mata Ciliar: Aula de Campo na Bacia Capixaba do Rio Doce, no município de Linhares-ES

Carpanedo, Paulo Cesar de Sousa (2024-06-27)

dissertacao_mestrado

Este estudo explorou o potencial pedagógico de uma proposta de formação para educadores ambientais da educação básica do município de Linhares-ES, implementando uma metodologia de aula de campo dividida em três fases: pré-campo, campo e pós-campo. No pré-campo, os educadores participaram de um curso MOOC (Massive Open Online Courses) intitulado “Reflorestamento de Matas Ciliares”, que forneceu uma base teórica sobre o tema. A fase de campo ocorreu na Floresta Nacional de Goytacazes, a maior floresta urbana do Espírito Santo, onde os participantes puderam aplicar os conhecimentos adquiridos de forma prática e direta. O pós-campo consistiu em uma reunião virtual via Zoom Meeting para discussão das atividades realizadas no campo e das potencialidades dos temas abordados, permitindo uma reflexão coletiva e a sistematização dos conhecimentos adquiridos. A pesquisa, de caráter aplicado e com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, buscou compreender as experiências dos educadores e suas percepções sobre a eficácia da metodologia. Os dados foram coletados por meio de questionários, roteiro de atividade de campo, rodas de conversa e análise das Propostas Pedagógicas Aplicadas desenvolvidas pelos participantes. O produto educacional resultante é constituído de uma cartilha didática digital com abordagem no reflorestamento de matas ciliares sob a perspectiva da aula de campo, visando proporcionar um recurso prático e acessível para educadores interessados em promover a educação ambiental no contexto escolar.


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