Clube de Ciências para a Educação Ambiental: formação de educadores ambientais no âmbito do Projeto Rio Doce Escolar

Lins, Clóves Vicente (2024)

dissertacao_mestrado

Esta dissertação pesquisa as contribuições do curso MOOC “Clube de Ciências como Espaço de Aprendizagem para a Educação Ambiental” na formação de educadores ambientais, no contexto do Projeto Rio Doce Escolar, uma das medidas compensatórias em resposta ao crime ambiental causado pelo rompimento da barragem da Samarco em Mariana/MG. A abordagem da metodologia da pesquisa foi qualitativa, exploratória e participativa. Utilizou-se da análise de conteúdo conforme Bardin para examinar os dados coletados. Os instrumentos utilizados foram questionários, entrevistas, observações e análises das Proposta Pedagógica Aplicada (PPA) e Projeto de Educação Ambiental Escolar (PEAE). Os resultados foram organizados nas etapas de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. Os resultados revelam que o curso MOOC analisado contribuiu com o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas nos educadores e com a implementação das PPAs e dos PEAEs, com ações pedagógicas inovadoras e comprometidas com a educação ambiental. A investigação mostra como os Clubes de Ciências podem transcender o ensino tradicional de ciências, integrando uma educação ambiental crítica que desafia modelos convencionais e promove justiça social e ambiental. Esta dissertação possibilita contribuições para a literatura, demonstrando a importância dos Clubes de Ciências como espaços de aprendizagem para a educação ambiental de forma contínua, democrática e transformadora. O estudo também destaca a importância de formar educadores capazes de liderar mudanças socioambientais em suas comunidades e reafirma a relevância do Projeto Rio Doce Escolar como uma iniciativa educativa exemplar e transformadora.

This dissertation investigates the contributions of the MOOC "Science Club as a Learning Space for Environmental Education" to the training of environmental educators within the context of the Rio Doce Escolar Project, one of the compensatory measures in response to the environmental crime caused by the collapse of the Samarco dam in Mariana/MG. The research methodology was qualitative, exploratory, and participatory. Content analysis, according to Bardin, was used to examine the collected data. The instruments used included questionnaires, interviews, observations, and analyses of the Applied Pedagogical Proposal (PPA) and the School Environmental Education Project (PEAE). The results were organized into the stages of pre-analysis, material exploration, and data processing. The findings reveal that the analyzed MOOC contributed to the development of critical and reflective skills among educators and to the implementation of PPAs and PEAEs with innovative pedagogical actions committed to environmental education. The investigation shows how Science Clubs can transcend traditional science teaching by integrating a critical environmental education that challenges conventional models and promotes social and environmental justice. This dissertation offers contributions to the literature by demonstrating the importance of Science Clubs as spaces for continuous, democratic, and transformative environmental education. The study also highlights the importance of training educators capable of leading socio-environmental changes in their communities and reaffirms the relevance of the Rio Doce Escolar Project as an exemplary and transformative educational initiative.


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