Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça: análise da obra de ampliação

Souza, Jhéssica Marvila Dornélas de ; Manhães, Letícia Rios (2024)

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RESUMO: Um dos principais meios de mobilidade urbana entre as cidades de Vila Velha e Vitória no estado do Espírito Santo, é a Ponte Darcy Castello de Mendonça, Terceira Ponte, conhecida no local como Terceira Ponte. Inaugurada no final da década de 1980, a mesma passou por uma avaliação resultando em uma obra de ampliação. Devido à sua importância para os municípios, essa pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar a obra de ampliação da Ponte Darcy Castello de Mendonça, Terceira Ponte, e sua influência na mobilidade urbana, ocorrida em 27 de agosto de 2023. A metodologia foi baseada em uma revisão bibliográfica e obtiveram-se alguns dados com a empresa concessionária Rodosol que foram tratados em planilhas e os mapas elaborados em ambiente SIG QGIS. Elaborou-se um breve histórico da criação da ponte e analisou-se o cenário antes e após a obra de ampliação, indicando as principais características da estrutura que sofreram alterações e como estas impactam na mobilidade urbana. Elaborou-se o mapa de espacialização dos pontos de ocorrência de acidentes antes da obra de ampliação e uma análise comparativa dos acidentes registrados nos períodos anterior e posterior à obra, utilizando dados que passaram por tratamento e foram fornecidos pela concessionária RodoSol. As principais mudanças na obra de ampliação incluíram a criação de uma terceira faixa de rolamento e de uma linha verde em ambos os sentidos de circulação, além da construção de uma ciclovia nas laterais da ponte, acoplada à sua estrutura. A ciclovia foi nomeada 'Ciclovia da Vida - Detinha Son'. Em conclusão, com as obras em andamento, nos anos de 2021 e 2022, houve um aumento substancial no número de acidentes, de 46,15% e 22,22%, respectivamente, em comparação ao ano anterior. Com a conclusão das obras em 2023, registrou-se uma redução de 29,67% no número de acidentes durante o período analisado, evidenciando o impacto positivo das intervenções. Conclui-se que ainda é necessário analisar a mobilidade urbana nos acessos e um período maior de observação.


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