POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DO CURSO POLINIZANDO CONHECIMENTO PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

Santos, Franciny da Silva (2024)

dissertacao_mestrado

A Educação Ambiental é primordial para a formação de cidadãos críticos, reflexivos, atuantes, com capacidade para exercer sua cidadania de forma consciente, construindo novos valores ecológicos, novas concepções e métodos para sua geração e as próximas. Somado a isso, a Alfabetização Científica é muito importante, uma vez que fornece aos educandos uma formação básica que os tornem capazes de analisar e julgar a ciência e a tecnologia e as causas ambientais. Estratégias de Educação Ambiental que envolvem crianças e adolescentes apresentam-se como excelentes instrumentos para a promoção de processos de sensibilização ambiental, com grande potencial de atingir indiretamente as famílias. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi de investigar as potencialidades de um curso em Educação Ambiental por meio da construção e manutenção de um meliponário como um laboratório vivo, de modo a favorecer o desenvolvimento de ações ambientais educativas que permitam uma leitura crítica do mundo, a partir da promoção da Alfabetização Científica e da sensibilização ecoambiental dos alunos da Escola Família Agrícola de Olivânia (EFA-O). A pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e do tipo participante. Os dados foram produzidos durante o curso por meio de observações, filmagens, gravações, relatos orais, rodas de conversa e diário de bordo. A análise de conteúdo foi feita com base em Bardin (2016). Os resultados apontam que o curso foi considerado pertinente, inovador, contextualizado e atrativo para os alunos, sendo sua aplicação portanto viável para o trabalho com Educação Ambiental a partir das abelhas sem ferrão. Além disso, o curso possui uma metodologia potencializadora para o desenvolvimento de atividades voltadas para a sensibilização ambiental e a Alfabetização Científica dos educandos. A pesquisa, por meio do curso em Educação Ambiental a partir das abelhas sem ferrão, culminou em um produto/processo educacional materializado em formato de guia didático, com o objetivo de subsidiar futuras formações em Educação Ambiental a partir das abelhas sem ferrão.

Environmental Education is essential for the formation of critical, reflective, active citizens, with the capacity to exercise their citizenship consciously, building new ecological values, new concepts and methods for their generation and the next. Added to this, Scientific Literacy is very important, as it provides students with basic training that makes them capable of analyzing and judging science and technology and environmental causes. Environmental Education Strategies that involve children and adolescents are excellent instruments for promoting environmental awareness processes, with great potential to indirectly reach families. In this context, the objective of this research was to investigate the potential of a course in Environmental Education through the construction and maintenance of a meliponary as a living laboratory, in order to favor the development of educational environmental actions that allow a critical reading of the world, from the promotion of Scientific Literacy and eco-environmental awareness among students at the Olivânia Agricultural Family School (EFA-O). The research has a qualitative approach, of an applied nature and of a participatory nature. The data was produced during the course through observations, filming, recordings, oral reports, conversation circles and logbooks. The content analysis of the logbooks was carried out based on Bardin (2016). The results indicate that the course was considered relevant, innovative, contextualized and attractive for students, and its application was therefore viable for working with Environmental Education based on stingless bees. Furthermore, the course has a methodology that enhances the development of activities aimed at raising environmental awareness and scientific literacy among students. The research, through the Environmental Education course based on stingless bees, culminated in an educational product/process materialized in the format of a teaching guide, with the aim of supporting future training in Environmental Education based on stingless bees.


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