UM PRÍNCIPE COM TDAH: SOCIALIZANDO O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Carvalho, Renata Guedes Pereira (2024)

dissertacao_mestrado

O presente trabalho aborda as particularidades e as dificuldades de aprendizagem no ensino de ciências dos alunos com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) no ambiente escolar: (I) seja pela falta de conhecimento em relação ao transtorno, o que nos incentiva a compreender como as representações sociais do TDAH são construídas; (II) seja pela falta do sentimento de co-responsabilização da comunidade escolar em relação ao movimento pedagógico necessário para a inclusão desses alunos, tanto no âmbito social quanto educacional, que nos coloca diante da necessidade cada vez maior de gestão e sensibilização voltadas à formação continuada de professores; (III) seja pela falta de estratégias de ensino inclusivas, especialmente no ensino de ciências, voltadas para ampliar a disponibilidade de recursos didático-pedagógicos sensíveis ao tema. Alunos com TDAH muitas vezes não acompanham o desenvolvimento de habilidades e competências consideradas normais, quando comparados aos demais da mesma etapa de ensino, o que resulta em dificuldades em sua trajetória acadêmica, tanto na aprendizagem quanto no convívio social, podendo gerar sentimento de frustração e até mesmo o fracasso escolar. O objetivo deste trabalho é mitigar a exclusão do aluno com TDAH no processo de ensino-aprendizagem, por meio de uma pesquisa exploratória sobre as representações sociais do TDAH, sensível à compreensão das dificuldades de aprendizagem em ciências desse público, e que possibilite a criação de um produto educacional potencializador sobre o tema. Será utilizada uma abordagem de ensino com foco CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), norteada pela Pedagogia Emancipatória de Freire. O percurso metodológico inclui: (I) pesquisa exploratória com a comunidade escolar sobre as Representações Sociais do TDAH, suas problemáticas e estratégias que dificultam o aprendizado e a inclusão dos alunos; (II) diagnóstico analítico psicopedagógico das dificuldades e estratégias de aprendizado com alunos diagnosticados com TDAH, orientado no ensino de ciências; (III) criação de um percurso pedagógico CTSA-Freire como produto educacional, visando popularizar estratégias de aprendizado em ciências para alunos do Ensino Médio de uma escola pública de Vila Velha, utilizando a narrativa do Pequeno Príncipe de Exupéry. Não há educação verdadeira se esta não acolher integralmente todos os alunos, sendo a escola também um espaço de gestão da diversidade em prol da construção da equidade e garantia das condições de ensino e aprendizagem.

The present study addresses the particularities and difficulties of learning in science education for students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) in the school environment: (I) whether due to lack of knowledge about the disorder, prompting us to understand how social representations of ADHD are constructed; (II) or due to the lack of a sense of shared responsibility within the school community regarding the necessary pedagogical movement for the inclusion of these students, both socially and educationally, which highlights the increasing need for management and awareness focused on teacher professional development; (III) or due to the lack of inclusive teaching strategies, especially in science education, aimed at expanding the availability of didactic-pedagogical resources sensitive to the issue. Students with ADHD often do not keep pace with the development of skills and competencies considered normal compared to their peers in the same stage of education, thus encountering academic difficulties in both learning and social interaction, which can lead to feelings of frustration and even school failure. This work aims to mitigate the exclusion of ADHD students in the teaching-learning process through an exploratory study on the social representations of ADHD, sensitive to understanding the learning difficulties in science education for this audience, and enabling the creation of an educational product that enhances understanding of the topic. It will employ an approach to education focused on CTSA (Science, Technology, Society, and Environment), guided by Freire's Emancipatory Pedagogy. Methodological steps include: (I) exploratory research with the school community on the Social Representations of ADHD, their issues, and management strategies that hinder student learning and inclusion; (II) psycho-pedagogical diagnostic analysis of difficulties and learning strategies with students diagnosed with ADHD, guided by science education; (III) creation of a CTSA-Freire pedagogical approach as an educational product, aiming to popularize learning strategies in science for high school students at a public school in Vila Velha, using the narrative of The Little Prince by Exupéry. Real education cannot exist if it does not fully embrace all students; thus, schools should also be spaces for managing diversity in support of equity construction and ensuring conditions for teaching and learning.


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