Cidades (re)veladas: produção do espaço urbano e o papel da fotografia na construção da imagem da cidade de Serra (ES)

Pereira, Fábia Lacerda de Brito Victor (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: O texto apresenta pesquisa vinculada à linha de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH). O objeto de pesquisa/investigação é a produção do espaço urbano e a construção da imagem da cidade de Serra-ES. Para isso, foi estabelecido como objetivo principal investigar, em processos formativos com os professores da educação básica, como a análise de fontes fotográficas, tomadas aqui como formas de representação, contribui para a apreensão crítica e problematizadora do processo de produção do espaço e da construção da imagem da cidade. Intentamos nesta investigação, por meio da leitura de imagens fotográficas, problematizar e revelar os conflitos e contradições inerentes ao processo de produção do espaço da região da sede municipal, conhecida como Serra Sede, e, ao mesmo tempo, contribuir para a produção de material educativo com proposta de formação continuada baseada em fontes fotográficas. A proposta do estudo desta pesquisa é possibilitar que o ensino sobre a cidade, mais especificamente da região em questão, assuma uma perspectiva dialógica, crítica e atenta às contradições históricas e sociais, que se fazem presentes (aparentes ou veladas) no processo de constituição dos espaços urbanos. Deste modo, buscou-se, em termos teórico-metodológicos, sustentação nos princípios do materialismo histórico e dialético, teoria predominantemente usada nas pesquisas e produções desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre educação na cidade e Humanidades (Gepech), articulada às obras que tratam da produção do espaço e do direito à cidade, do filósofo e sociólogo marxista Henri Lefebvre. A pesquisa pode ser classificada como do tipo teórico-empírica, realizada e sistematizada, tendo como objetivo principal a elaboração do material educativo sobre a produção do espaço urbano e o papel da fotografia na construção da imagem da cidade de Serra (ES), analisada a partir de sua sede municipal ou Serra Sede – o lócus da pesquisa. Para isso, foram realizados levantamentos documental e bibliográfico, que discutem, que evidenciam, que tratam, informam e/ou dão indícios da produção desse espaço específico, bem como de suas relações com o processo de industrialização e urbanização do município de Serra (ES), intensificado a partir da década de 1960 com a instalação dos Grandes Projetos Industriais. Nesse sentido, foram tomados para análise documentos oficiais como mapas, relatórios, programas, projetos, dados estatísticos; fotografias, produção literária/didática de escritores locais, entrevistas com moradores da região, investigação in loco, questionários, entre outros. Após a análise e organização dos dados, foi ofertada e realizada ação formativa em parceria com o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES), o Gepech e a Secretaria Estadual de Educação doEspíritoSanto (SEDU), através da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEEJA). A ação formativa nomeada Educação na Cidade e Fotografia: uma proposta de leitura da imagem dacidade foi sistematizada e destinada aos professores e/ou pedagogos articuladores do Projetode Pesquisa e Integração com o Território (PIPAT), componente curricular da Educação de Jovens e Adultos. Por fim, tendo em mãos toda produção organizada durante a pesquisa e ação formativa, foi apresentado o material educativo em formato de e-book (livro eletrônico), intitulado A Fotografia e a Cidade: a imagem da Serra em foco, avaliado e validado pelos participantes do curso de formação. Deste modo, reiteramos neste trabalho nossa postura em defesa de ações formativas na escola e em outros ambientes que possam despertar nos professores e nos estudantes um olhar mais atento, minucioso e crítico sobre a formação dos espaços da cidade. Compreendida aqui como produção social coletiva, nos interessa trazer a tona os conflitos, as contradições, as desigualdades veladas que, ao cidadão aligeirado e distraído, não estão aparentemente visíveis nos espaços citadinos.

ABSTRACT: The text presents research linked to the “Teacher Training” line of the Graduate Program in Humanities Teaching (PPGEH). The object of the research is the production of urban space and the construction of the image of the city of Serra-ES. To this end, the main objective of this research project was to investigate how the analysis of photographic sources, taken here as forms of representation, contributes to a critical and problematizing understanding of the process of space production and the construction of the city's image. Through reading photographic images, we intend to problematize and reveal the conflicts and contradictions inherent in the process of producing space in the region of the municipal seat, known as Serra Sede, and, at the same time, contribute to the production of educational material with a proposal for continuing education based on photographic sources. Translated with DeepL.com (free version)The purpose of this research study is to enable teaching about the city, more specifically the region in question, to take on a dialogical, critical perspective that is attentive to the historical and social contradictions that are present (apparent or veiled) in the process of constituting urban spaces. In theoretical and methodological terms, we sought support from the principles of historical and dialectical materialism, a theory predominantly used in the research and productions developed by the Study and Research Group on Education in the City and Humanities (Gepech), linked to the works dealing with the production of space and the right to the city by Marxist philosopher and sociologist Henri Lefebvre. The research can be classified as of the theoretical-empirical type, carried out and systematized with the main objective of preparing educational material on the production of urban space and the role of photography in constructing the image of the city of Serra (ES), analyzed from its municipal headquarters or Serra Sede - the locus of the research. To this end, a documentary and bibliographic survey was carried out that deals with, discusses, informs, highlights and/or gives indications about the production and constitution of this specific space, as well as its relationship with the process of industrialization and urbanization in the municipality of Serra (ES), intensified from the 1960s onwards with the installation of the Major Industrial Projects. In this sense, official documents such as maps, reports, programs, projects, statistical data; photographs, literary/didactic production by local writers, interviews with local residents, on site research, questionnaires, among others, were used for analysis. After analyzing and organizing the data, a training course was offered and carried out in partnership with the Espírito Santo Federal Institute of Education (IFES), Gepech and the Espírito Santo State Department of Education (SEDU), through the Youth and Adult Education Department (GEEJA). The training action, called Education in the City and Photography: a proposal for reading the city's image, was systematized and aimed at the teachers and/or pedagogues who articulate the Research and Integration Project with the Territory (PIPAT), a curricular component of Youth and Adult Education. Finally, with all the production organized during the research and training action in hand, the educational material was presented in e-book format, entitled A Fotografia e a Cidade: a imagem da Serra em foco (Photography and the City: the image of the mountains in focus), which was evaluated and validated by the participants in the training course. In this way, we reiterate our stance in defense of training actions in schools and other environments that can awaken in teachers and students a more attentive, thorough and critical look at the formation of city spaces. Understood here as a collective social production, we are interested in bringing to light the conflicts, contradictions and veiled inequalities that, to the light-hearted and distracted citizen, are apparently not visible in city spaces.


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