AULA-PASSEIO DE FREINET E RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO ESTRATÉGIA PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL LAGOA GRANDE
dissertacao_mestrado
Este trabalho utilizou a aula-passeio de Freinet como estratégia pedagógica para promover a alfabetização científica e tratar questões ambientais, sociais e culturais da Área de Preservação Ambiental (APA) Lagoa Grande, localizada na cidade de Vila Velha – ES. Teve como objetivo geral analisar as contribuições da aula-passeio de Freinet no desenvolvimento da alfabetização científica, com o apoio do uso de tecnologias digitais, a ser realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Grande, localizada em Vila Velha-ES. Os principais teóricos que alicerçaram este trabalho foram: Célestin Freinet, Attico Chassot, Lúcia Helena Sasseron, Maria da Glória Gohn, José Moran, Vani Moreira Kenski. Esta pesquisa trata-se de uma investigação qualitativa do tipo participativa desenvolvida com alunos do 4° ano do ensino fundamental de uma escola pública no mesmo município. Como produto educacional, foi elaborado um curso Mooc na plataforma Moodle do Ifes sobre a aula-passeio de Freinet contendo a culminância das práticas educativas desenvolvidas tanto em sala de aula quanto na aula-passeio. Como resultado, a pesquisa mostrou que é possível estimular a alfabetização científica no Ensino Fundamental, utilizando a técnica da aula-passeio de Freinet.
This work made use of a Freinet's class tour as a pedagogical strategy to promote scientific literacy and address environmental, social and cultural issues in the Environmental Preservation Area (APA) Lagoa Grande, located in the city of Vila Velha – ES. Its general objective was to analyze the contributions of Freinet's tour class in the development of scientific literacy, with the support of the use of digital technologies, to be held in the Environmental Protection Area (APA) of Lagoa Grande, located in Vila Velha-ES. The main theorists who supported this work were: Célestin Freinet, Attico Chassot, Lúcia Helena Sasseron, Maria da Glória Gohn, José Moran, Vani Moreira Kenski. This research is a qualitative participatory investigation developed with students in the 4th year of elementary school at a public school in the same municipality. As an educational product, a Mooc course was created on the Ifes Moodle platform about Freinet's tour class, containing the culmination of educational practices developed both in the classroom and in the tour class. As a result, the research showed that it is possible to stimulate scientific literacy in Elementary School, using Freinet's class-walk technique.
Redes Sociais