Educação Ambiental e a Temática Resíduos Sólidos: Análise de uma experiência no Projeto Rio Doce Escolar
dissertacao_mestrado
Esta pesquisa envolve a formação continuada de educadores no contexto da Educação Ambiental. Surgiu diante da demanda por investigar desafios e possibilidades para a formação continuada, a partir das questões ambientais locais, de docentes que atuam em escolas do município de Linhares, Colatina, Marilândia e Baixo Guandu e que fazem parte da Bacia hidrográfica do Rio Doce. A pesquisa faz parte do projeto Rio Doce Escolar e tem como objetivo analisar como um curso de formação continuada para docentes pode contribuir para subsidiar a elaboração de estratégias didático-pedagógicas para a Educação Ambiental, a partir de reflexões sobre questões ambientais locais e orientadas na perspectiva da Alfabetização Científica e pela temática dos resíduos sólidos. Os dados produzidos permitiram analisar, discutir e refletir a situações existenciais necessárias para a promoção da sensibilização e conscientização ambiental, capaz de aproximar conceitos científicos às questões relacionadas ao cotidiano. Destaca-se que a dimensão prática da formação associada à contextualização ao Rio Doce potencializou a formação para a educação ambiental. A pesquisa indicou que que a formação permitiu aos participantes projetar suas ações educacionais para além da escola, em um movimento de exteriorização do pensar-fazer escolar e que a temática Resíduos Sólidos se apresenta como um potente vetor de ação prática e reflexão teórica para a educação ambiental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se orienta metodologicamente pela perspectiva da pesquisa participante e teve como produto educacional um curso Mooc que tem como título “Resíduos Sólidos e a Educação Ambiental”.
This research involves the continued training of educators in the context of Environmental Education. It arose in response to the demand to investigate challenges and possibilities for continued training, based on local environmental issues, of teachers who work in schools in the municipalities of Linhares, Colatina, Marilândia and Baixo Guandu and which are part of the Rio Doce hydrographic basin. The research is part of the Rio Doce Escolar project and aims to analyze how a continuing education course for teachers can contribute to supporting the development of didactic-pedagogical strategies for Environmental Education, based on reflections on local environmental issues and oriented from the perspective of Scientific Literacy and the topic of solid waste. The data produced made it possible to analyze, discuss and reflect on existential situations necessary to promote awareness and environmental awareness, capable of bringing scientific concepts closer to issues related to everyday life. It is noteworthy that the practical dimension of training associated with the contextualization of the Rio Doce enhanced training for environmental education. The research indicated that the training allowed participants to project their educational actions beyond school, in a movement to externalize school thinking and doing and that the Solid Waste theme presents itself as a powerful vector of practical action and theoretical reflection for education. environmental. This is a qualitative research that is methodologically guided by the perspective of participatory research and its educational product was a Mooc course entitled “Solid Waste and Environmental Education”.
Redes Sociais