A memória da Educação Profissional e Tecnológica no Ifes : caminhos para acesso e difusão das fontes documentais no campus Vitória

Sousa, Janda Tamara (2019)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho tematiza a memória da educação profissional e tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo. Tem como objetivo contribuir para a sistematização do acervo da sala de memória do Ifes, por meio do catálogo temático com imagens selecionadas da plataforma de acesso do Atom. Esse produto educacional, catálogo temático, se constitui como um instrumento de pesquisa desse acervo e permite ampliar o acesso e difundir as fontes documentais ali armazenadas, como também aumentar a visibilidade do acervo e possibilita novas formas de pesquisa sobre a educação e os sujeitos da Educação Profissional ao longo do século XX. A pesquisa foi realizada utilizando a metodologia de descrição, segundo as normas da arquivologia, e seguindo conceitos fundamentados pela história e conceitos de memória. Trabalhou-se com os fundos documentais fechados das escolas que constituíram o Ifes no campus Vitória durante o século XX, até o período correspondente a 1998. Conclui-se que há a necessidade permanente de preservação das fontes documentais para alimentar as memórias coletivas.

ABSTRACT: This paper discusses the memory of professional and technological education of the Federal Institute of Espírito Santo. It aims to contribute to the systematization of the collection of the Ifes memory room, through the thematic catalog with selected images from the Atom access platform. This educational product, a thematic catalog, is an instrument for researching this collection and allows broadening access and disseminating the documentary sources stored there, as well as increasing the visibility of the collection and enabling new forms of research on education and the subjects. of Vocational Education throughout the twentieth century. The research was conducted using the methodology of description, according to the norms of archivology, and following concepts based on history and concepts of memory. It worked with the closed documentary funds of the schools that formed Ifes on the Vitória campus during the twentieth century until the period corresponding to 1998. It is concluded that there is a permanent need to preserve the documentary sources to feed the collective memories.


Collections: