Arte no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica : construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho

Christo, Marcos Luis (2019)

Dissertação de mestrado

RESUMO: Este trabalho é resultado final da pesquisa “Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica: construindo pontes entre o mundo da escola e o mundo do trabalho” desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Visa estabelecer uma compreensão sobre como o ensino de Arte, na perspectiva da cultura visual, possibilita a interlocução entre a escola e o mundo do trabalho em um Curso Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio do campus Linhares do Instituto Federal do Espírito Santo. A questão problema que orientou a investigação foi: numa perspectiva educativa da cultura visual, como o ensino de Arte no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica pode contribuir para uma prática de formação integral que possibilite ao estudante estabelecer pontes entre educação e trabalho? O locus de investigação foi o campus Linhares do Ifes e os sujeitos da pesquisa estudantes de uma turma da primeira série do turno vespertino do curso técnico do ano letivo de 2019, técnicos em assuntos educacionais e professores de Arte, de diferentes campus e atuantes no Ensino Médio Integrado. A investigação teve como principais referenciais teóricos: Vygotsky (2000) e Vygotsky; Luria; Leontiev (2010); Dayrell (1996); Saviani (1983; 2000); Barbosa (1991; 1995) e Hernández (1998; 2000). Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, de abordagem qualitativa. As etapas do trabalho empírico envolveram: análise documental, observação de campo, aplicação de questionário e realização de grupo focal. A partir de análise de dados à luz do referencial teórico, elaborou-se o produto educacional “Cultura Visual e Mundo do Trabalho: material educativo para professores de Arte do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica”. Trata-se de material de formação e apoio docente que apresenta estratégias didáticas voltadas ao público da primeira série do Ensino Médio Integrado. A investigação constatou que o ensino de Arte, na abordagem da cultura visual, contribui para a formação integral dos estudantes ampliando as relações entre artes visuais e mundo do trabalho por meio de análise, pesquisa, síntese e construção de representação visual, promovendo a compreensão de imagens e a expressão artística, significativas e críticas.

ABSTRACT: This article is the final result of the research "Art in High School Integrated to Professional and Technological Education: building bridges between the world of the school and the world of work" developed in the Post-Graduation Program in Professional and Technological Education. It aims to establish an understanding of how the teaching of art, from the perspective of visual culture, allows the interlocution between the school and the world of work in a Technical Course in Industrial Automation Integrated to High School Linhares campus from the Federal Institute of Espírito Santo. The problem that guided the research was: from an educational perspective of the visual culture, how can the teaching of Art in Secondary Education integrated to Vocational and Technological Education contribute to a comprehensive training practice that enables the student to establish bridges between education and work? The research locus was the Linhares from Ifes campus and the subjects of the research students of a class of the first series of the afternoon shift of the technical course of the academic year of 2019, technicians in educational subjects and professors of Art, of different campuses and actuantes in the Teaching Integrated Medium. The research had as main theoretical references: Vygotsky (2000) and Vygotsky; Luria; Leontiev (2010); Dayrell (1996); Saviani (1983, 2000); Barbosa (1991, 1995) and Hernández (1998, 2000). This is an exploratory, qualitative approach. The stages of the empirical work involved: documentary analysis, field observation, questionnaire application and focal group realization. Based on data analysis in the light of the theoretical framework, the educational product "Visual Culture and the World of Work: Educational Material for Teachers of High School Art Integrated with Vocational and Technological Education" was elaborated. It is a training material and teaching support that presents didactic strategies aimed at the public of the first grade of Integrated High School. The research found that the teaching of art, in the approach to visual culture, contributes to the integral formation of students by broadening the relations between the visual arts and the work world through analysis, research, synthesis and construction of visual representation, promoting the understanding of images and artistic expression, meaningful and critical.


Collections: