Arte e cultura na Educação Profissional e Tecnológica : uma experiência com escrita literária no ensino médio integrado

Purificação, Patrícia Pereira Queiroz da (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo contribuir para a formação de indivíduos desalienados da realidade, capazes de interpretar o mundo ao seu redor, criticar ativamente e atuar de forma produtiva e humanamente sustentável. Tal atuação visa colaborar na construção de uma sociedade mais justa e melhor para se viver. Nesse contexto, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, a presente pesquisa, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, objetivou desenvolver estratégias na produção de textos literários, com alunos formandos do ensino médio integrado. O propósito é promover arte e cultura nesse contexto da EPT. A metodologia deste estudo se configura como uma pesquisa qualitativa e de natureza aplicada, que ocorreu por meio de interações mediadas em sala de aula, envolvendo alunos, professores e servidores técnicos administrativos do Ifes – Campus São Mateus. A proposta metodológica incluiu pesquisa bibliográfica sobre os fundamentos da EPT, buscando identificar e enfatizar, por meio de discussões, a importância da cultura enquanto dimensão indissociável da Educação Profissional e Tecnológica. Os resultados apontam que valorizar os conhecimentos prévios dos participantes contribui para a formação humana desses sujeitos, aproximando-os de práticas e conceitos de arte e cultura, e permitindo que concluam que suas ações são reflexo de suas reflexões. Este estudo se fundamentou nos eixos metodológicos de Moreira (2013), Freire (1996, 2018, 2019) e Kaplún (2003, 2008), e teve como aporte de referenciais teóricos na EPT os trabalhos de Ciavatta (2012), Frigotto (2012), Ramos (2012, 2014) e Saviani (2007, 2008, 2015). Como produto educacional da pesquisa, elaborou-se um livro em formato digital, no qual se apresenta uma coletânea de contos, crônicas e poesias, produzida a partir dos textos literários escritos pelos participantes. Esse livro apresenta também um relatório descritivo acerca de como ocorreu a aplicação do projeto a fim de favorecer a possibilidade de replicação do estudo.

ABSTRACT: Professional and Technological Education (PTE) aims to contribute to the development of individuals who are aware of their reality, capable of interpreting the world around them, actively critiquing, and acting in a productive and humanely sustainable manner. Such actions aim to collaborate in building a fairer and better society to live in. In this context, considering the dimensions of work, science, technology, and culture, this research, carried out in the Professional Master's Program in Professional and Technological Education – ProfEPT, aimed to develop strategies in the production of literary texts with students graduating from integrated high school. The purpose is to promote art and culture in this PTE context. The methodology of this study is configured as qualitative and applied research, which took place through mediated interactions in the classroom, involving students, teachers, and administrative technical staff from Ifes – Campus São Mateus. The methodological approach included bibliographic research on the fundamentals of PTE, seeking to identify and emphasize, through discussions, the importance of culture as an inseparable dimension of Professional and Technological Education. The results indicate that valuing the participants' prior knowledge contributes to the human formation of these individuals, bringing them closer to practices and concepts of art and culture, and allowing them to conclude that their actions are a reflection of their thoughts. This study was based on the methodological frameworks of Moreira (2013), Freire (1996, 2018, 2019), and Kaplún (2003, 2008), and had as its theoretical framework in PTE the works of Ciavatta (2012), Frigotto (2012), Ramos (2012, 2014), and Saviani (2007, 2008, 2015). As an educational product of the research, a digital-format book was produced, presenting a collection of short stories, chronicles, and poems, created from the literary texts written by the participants. This book also includes a descriptive report on how the project was applied to enhance the possibility of replicating the study.


Collections: