Formação continuada de professores na educação infantil em tempo integral : desafios e reflexões a partir da realidade das unidades de ensino públicas municipais em Serra/ES
dissertacao_mestrado
RESUMO: Este estudo investigou o desenvolvimento e a implementação de um curso de formação continuada para professores da educação infantil em tempo integral no município de Serra, ES. A pesquisa buscou responder à necessidade emergente de uma formação contextualizada que contemplasse as peculiaridades e desafios dessa modalidade educacional. O objetivo central foi elaborar e apresentar um programa de formação continuada que atendesse às demandas e desafios dos professores, considerando a escassez de momentos formativos adequados e a falta de informações detalhadas sobre essa modalidade educacional. Utilizando uma abordagem metodológica de aproximação da pesquisa-ação, o estudo enfatizou a importância da reflexão crítica no processo de formação docente. A adaptação do programa de formação foi destacada como fundamental para atender às realidades individuais e coletivas dos professores, promovendo um desenvolvimento profissional mais significativo. As conclusões reforçaram a importância de abordagens formativas crítico-reflexivas no campo da formação docente, sugerindo que tais metodologias poderiam ser um caminho possível para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e contribuir significativamente para o desenvolvimento profissional dos educadores. Este estudo contribui para o campo da formação docente, oferecendo análises relevantes sobre o desenvolvimento e a implementação de um curso de formação continuada que respondesse às demandas específicas da educação infantil em tempo integral. Alinhando-se com a literatura contemporânea em educação e destacando a reflexão crítica como componente central, a pesquisa fornece uma base para futuros estudos na formação docente. Este trabalho culminou na apresentação de um material educativo, delineando propostas para a formação continuada de professores da educação infantil em tempo integral no município de Serra, ES, baseado em resultados práticos e teóricos em formato de e-book como Produto Educacional.
ABSTRACT: This study investigated the development and implementation of a continuing education course for full-time early childhood education teachers in the municipality of Serra, ES. The research sought to address the emerging need for a contextualized training program that considered the specificities and challenges of this educational modality. The central objective was to design and present a continuing education program that addressed the demands and challenges of the teachers, considering the scarcity of adequate training opportunities and the lack of detailed information about this educational modality. Utilizing a methodological approach inspired by action research, the study emphasized the importance of critical reflection in the teacher training process. The adaptation of the training program was highlighted as fundamental to meeting the individual and collective realities of the teachers, promoting more meaningful professional development. The conclusions reinforced the importance of critically-reflective training approaches in the field of teacher education, suggesting that such methodologies could be a possible path to addressing contemporary educational challenges and significantly contributing to the professional development of educators. This study contributed to the field of teacher education, offering relevant insights into the development and implementation of a continuing education course that responded to the specific demands of full-time early childhood education. Aligning with contemporary educational literature and highlighting critical reflection as a central component, the research provides a foundation for future studies in teacher education. This work culminated in the presentation of educational material, outlining proposals for the continuing education of full-time early childhood education teachers in the municipality of Serra, ES, based on practical and theoretical results in the form of an e-book as an Educational Product.
Redes Sociais