A biblioteca como espaço contributivo para a formação humana dos sujeitos do Programa EJA Integrada
Dissertação
RESUMO: A pesquisa insere-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo vinculado à Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica e tem como objeto de estudo a biblioteca escolar enquanto espaço educativo propício para a formação humana, nesse particular, dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) inseridos no Programa Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional Tecnológica: EJA Integrada - EPT. Este trabalho problematiza como esse espaço escolar pode auxiliar no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes da EJA do curso de qualificação profissional de formação inicial e continuada (FIC) de Caldeireiro e Soldador ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) Campus Guarapari e objetiva analisar as contribuições das ações da Biblioteca Acolhedora como espaço de acolhimento, de estudo e de pesquisa cujo intuito é apoiar as ações de monitoramento com vistas à permanência e ao êxito estudantil dos educandos do curso. É subsidiada pela produção dos campos de conhecimentos da EJA e do grupo de pesquisa Trabalho e Educação. Propomos uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem da pesquisa intervenção. Para tal estudo, foram realizadas análises documental e bibliográfica, aplicação de questionários, entrevistas, observação participante e produção do diário de campo, além das ações de intervenções no âmbito da Biblioteca Acolhedora. Esses procedimentos metodológicos foram desenvolvidos com os discentes, professores, monitores e gestores do curso de qualificação profissional. A partir dos resultados obtidos, foi elaborado um scrapbook com registros das memórias de vida dos educandos e dos momentos das atividades educativas desenvolvidas na biblioteca durante o curso FIC em estudo. Ao término da pesquisa, observou-se que as ações da Biblioteca Acolhedora ampararam e enriqueceram a experiência dos educandos, proporcionando aprendizados que ultrapassaram aspectos instrumentais inerentes aos cursos de qualificação FIC.
ABSTRACT: The research is part of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo, linked to the Research Line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education and has the objective object of study is the school library, as an educational space suitable for human development, in this particular, of the subjects of Youth and Adult Education (EJA) included in the Youth and Adult Education Program Integrated with Technological Professional Education: EJA Integrada - EPT. This work problematizes how this school space can assist in the teaching and learning process of EJA students on the professional qualification course for initial and continued training (FIC) of Boilermakers and Welders offered by the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo ( Ifes) Campus Guarapari and aims to analyze the contributions of the actions of the Welcoming Library, as a welcoming, study and research space with the aim of supporting monitoring actions with a view to the permanence and student success of students on the course. It is subsidized by the production of the fields of knowledge of EJA and the Labor and Education research group. We propose qualitative research with an intervention research approach. For this study, documentary and bibliographical analysis, questionnaires, interviews, participant observation and the production of a field diary were carried out, in addition to intervention actions within the scope of the welcoming library. These methodological procedures were developed with students, teachers, monitors and managers of the professional qualification course. Based on the results obtained, a scrapbook was created with records of the students' life memories and moments of educational activities carried out in the library during the FIC course under study. At the end of the research, it was observed that the actions of the Acolhedora Library welcomed and enriched the students' experience, providing learning that went beyond instrumental aspects inherent to FIC qualification courses.
Redes Sociais