O rimário de Wilberth Salgueiro em Sonetos

Zoteli, Wallas Gomes (2023)

tese_doutorado

RESUMO: O rumo desta pesquisa, de base qualitativa, cunho bibliográfico-documental e método compreensivo-interpretativo, é investigar atributos estético-constituintes do rimário de Wilberth Salgueiro no corpus composto pelos 48 sonetos publicados em Sonetos (2021). Deles, deriva um subconjunto, denominado de corpus-seleta, reunindo um soneto de cada uma das sete séries do livro. Investindo atenção prioritária à diversificação, o estudo analisou tanto como as rimas são constituídas quanto como elas constituem a estética dos sonetos. A tese se ampara num acordo metodológico entre ferramentas teórico-conceituais da estilística tradicional e o viés analítico inspirado no conceito bakhtiniano de estilo – escolhas individuais do autor, sob o domínio de um gênero discursivo e atravessadas por elos dialógicos (BAKHTIN, 2011). O primeiro ciclo da pesquisa pauta a revisão bibliográfica sobre a carreira do poeta, o gênero soneto e o recurso estilístico da rima. O segundo averigua a diversidade tipológica do rimário com descritores de Rogério Chociay (1974) e Humberto Mello Nóbrega (1965). O terceiro consiste em análises literárias dos sete sonetos da seleta, observando o papel das rimas em enunciados específicos. A conclusão apontou, dentre outras constatações, que o poeta adota sistematicamente a predominância toante, a assimetria acentual, a presença de soantes com traços desviantes, os fragmentos, os monossílabos átonos e a reiteração entre palavras-rimas morfologicamente distintas. Esses caracteres do rimário propiciam a imprevisibilidade, a não monotonia, a condução da liberdade criativa e a afirmação ideológica da diversidade em chave metalinguística. A experimentação estética maximamente diversificada e enredada na sofisticada trama de escolhas linguístico-discursivas mostra-se, portanto, como um aspecto valioso e emblemático do rimário wilberthiano no corpus em questão.

ABSTRACT: The thrust of this qualitative, bibliographical-documentary research, using a comprehensive-interpretive method, is to investigate the aesthetic-constitutive attributes of Wilberth Salgueiro's rhymes in the corpus consisting of the 48 sonnets published in Sonetos (2021). From these, it was derived a subset, referred to as a select corpus, bringing together one sonnet from each of the book's seven series. Focusing on diversification, this study analyzed both how the rhymes are constituted and how they constitute the aesthetics of the sonnets. The thesis is based on a methodological agreement between the theoretical-conceptual tools of traditional stylistics and the analytical perspective inspired by the Bakhtinian concept of style - the author's individual choices, under the domain of a discursive genre and crossed by dialogical links (BAKHTIN, 2011). The first part of the research is based on a bibliographical review of the poet's career, the sonnet genre and the stylistic resource of rhyme. The second analyses the typological diversity of rhyme using descriptors from Rogério Chociay (1974) and Humberto Mello Nóbrega (1965). The third consists of literary analyses of the seven sonnets in the selection, observing the role of rhyme in specific enunciations. Among other things, the conclusion pointed out that the poet systematically adopts approximate rhymes predominance, accentual asymmetry, the presence of full rhymes with deviant traits, fragments, unstressed monosyllables, and reiteration between morphologically distinct rhyming words. These rhyming characters favor unpredictability, non-monotony, creative freedom, and the ideological affirmation of diversity in a metalinguistic key. The maximally diversified aesthetic experimentation entangled in the sophisticated weave of linguistic-discursive choices is therefore consecrated as a valuable and emblematic aspect of Wilberthian rhyming in the corpus in question.