AULA DE CAMPO NA LAGUNA CACULUCAGEM PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: APRENDENDO CONCEITOS DE ECOLOGIA

Lucas, Giseli da Silva. ; Campos, Carlos Roberto Pires. (2024)

dissertacao_mestrado

A pesquisa explora as potencialidades pedagógicas de uma aula de campo na Laguna Caculucagem em Marataízes-ES, com a participação de alunos do 7º ano da EMEF Nagib Meleip, uma escola pública municipal. A partir desse contexto, redefinimos a abordagem da ecologia no ensino de Ciências e fomentamos a educação ambiental. Com base nos princípios da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, discutimos as contribuições da metodologia pedagógica da aula de campo em um espaço não-formal para a promoção da Alfabetização Científica e como essa abordagem pode transformar o estudo de ecologia no ensino fundamental, propiciando debates socioambientais. A metodologia adotada engloba as fases de pré-campo, campo e pós-campo, orientando a organização, preparação, prática, avaliação e discussão dos resultados. A escola é considerada o ponto de partida, preparando os alunos para a experiência de campo. A pesquisa é qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, e os instrumentos de coleta de dados incluem diário de campo, roteiro de aula prática, fotografias e videogravações. Como produto educacional do mestrado no programa Educimat, elaboramos um guia didático para aulas de campo, apresentando sugestões de atividades específicas para a Laguna Caculucagem. Essas atividades podem ser ajustadas para serem aplicadas em aulas de campo em diferentes ambientes não-formais, assim como com outros segmentos da educação, fornecendo apoio aos educadores que tenham interesse em realizar atividades nesses contextos.

The research explores the pedagogical potential of a field class at Laguna Caculucagem in Marataízes-ES, with the participation of 7th year students from EMEF Nagib Meleip, a municipal public school. From this context, we redefine the approach to ecology in Science teaching and promote environmental education. Based on the principles of Ausubel's theory of meaningful learning, we discuss the contributions of the pedagogical methodology of field classes in a non-formal space to promote Scientific Literacy and how this approach can transform the study of ecology in elementary school, encouraging debates socio-environmental. The methodology adopted encompasses the pre-field, field and post-field phases, guiding the organization, preparation, practice, evaluation and discussion of results. The school is considered the starting point, preparing students for field experience. The research is qualitative, characterized as a case study, and data collection instruments include a field diary, practical class script, photographs and video recordings. As an educational product of the master's degree in the Educimat program, we created a didactic guide for field classes, presenting suggestions for specific activities for Laguna Caculucagem. These activities can be adjusted to be applied in field classes in different non-formal environments, as well as with other segments of education, providing support to educators who are interested in carrying out activities in these contexts.


Collections: