Literatura de testemunho nos anos finais do ensino fundamental : ditadura e memória em contos de Bernardo Kucinski

Goldner, Monize Fiorin (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes – campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos Literários”, propõe um trabalho de leitura e análise de contos de Bernardo Kucinski nos anos finais do ensino fundamental. Objetiva-se mobilizar reflexões sobre violência e autoritarismo em ações do Estado a partir de experiências da ditadura militar brasileira (1964-1985) e, assim, contribuir no processo de formação do sujeito crítico diante de conflitos históricos e sociais. A metodologia utilizada apoia-se na pesquisa de abordagem qualitativa, com algumas particularidades da pesquisa-ação. Como aporte teórico, a pesquisa está fundamentada em Seligmann-Silva (2009, 2010, 2013), Marco (2004), Gagnebin (2006), Ginzburg (2011, 2013), Salgueiro (2012), Ferraz (2015), Adorno (2012), Ourique; Pedroso (2016) sobre os conceitos de testemunho na literatura e sobre a importância da literatura de testemunho na Educação Básica; nos estudos de Seligmann-Silva (2022), Ricoeur (2007) e Gagnebin (2006) quanto à memória e ao esquecimento; nas pesquisas de Gaspari (2002, 2003, 2004) e Napolitano (2014) em relação ao golpe de 1964 e os desdobramentos da ditadura militar brasileira. A pesquisa resultou em um caderno com propostas de atividades, em formato de e-book, envolvendo a literatura de testemunho, para ser disponibilizado aos professores da Educação Básica. Esperamos que este trabalho possibilite aos nossos estudantes novas formas de compreender e interpretar a sociedade por meio de experiências significativas na leitura de textos de testemunho.

ABSTRACT: This research, developed within the scope of the Professional Master's Degree in Letters – Profletras, at IFES – Vitória campus, inserted in the research line "Literary Studies", proposes a work of reading and analysis of short stories by Bernardo Kucinski in the final years of elementary school. The objective is to mobilize reflections on violence and authoritarianism in State actions based on the experiences of the Brazilian military dictatorship and, thus, contribute to the process of formation of the critical subject in the face of historical and social conflicts. The methodology used is based on qualitative research, with some particularities of action research. As a theoretical contribution, the research is based on Seligmann-Silva (2009/2010/2013), Marco (2004), Gagnebin (2006), Ginzburg (2011/2013), Salgueiro (2012), Ferraz (2015), Adorno (2012), Ourique; Pedroso (2016) on the concepts of testimony in literature and on the importance of testimony literature in Basic Education; in the studies of Seligmann-Silva (2022), Ricoeur (2007) and Gagnebin (2006) regarding memory and forgetting; in the research of Gaspari (2002/2003/2004) and Napolitano (2014) in relation to the 1964 coup and the consequences of the Brazilian military dictatorship. The research resulted in a notebook with proposals for activities, in e-book format, involving the literature of testimony, to be made available to Basic Education teachers. We hope that this work will enable our students to understand and interpret society through meaningful experiences in reading testimony texts.