O terror em código : a leitura e escrita entre os mistérios dos quadrinhos e os microcontos no ambiente digital

Oliveira, Willian Timóteo (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: Esta pesquisa, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Letras – Profletras, do Ifes campus Vitória, inserida na linha de pesquisa “Estudos da Linguagem e Práticas Sociais”, ancora-se no desenvolvimento da língua e nos processos de comunicação, refletindo como esses processos estão inegavelmente ligados ao desenvolvimento social, cultural e tecnológico das sociedades. Nessa perspectiva, objetiva-se entender como o gênero história em quadrinhos e o processo de rediscursivização na produção de microcontos de terror, no ambiente digital, podem contribuir no aprimoramento das habilidades de leitura e de escrita de discentes do ensino fundamental II. Os movimentos investigativos deste trabalho são pensados dentro de uma abordagem qualitativa com particularidades de pesquisa-ação colaborativa com estudantes oriundos da rede estadual de ensino, em Vila Velha-ES. Como aporte teórico, a pesquisa fundamenta-se em Mikhail Bakhtin e o Círculo (2006) para trabalhar conceitos como dialogismo, responsividade e gênero discursivo. Ainda em diálogo com o filósofo russo, pretende-se analisar o terror em uma concepção paródica, os elementos de carnavalização (Bakthin,2013) nas revistas em quadrinhos da série terror da “Turma da Mônica” e as possibilidades de rediscursivização (Vidon, 2017) na construção/produção de microcontos de terror no ambiente virtual com o objetivo de oportunizar ao aluno apropriar-se de um maior número de gêneros discursivos e potencializar suas interações linguísticas. Ademais, considerando a relação do gênero microconto com os suportes tecnológicos, a pesquisa abordará as novas tecnologias da informação e comunicação (NTICs) a fim de investigar possíveis contribuições da leitura e da escrita a partir de códigos QR. Ao final, a experiência consolida-se com um produto educacional em formato de e-book, com sequências de atividade que apresenta as potencialidades dos gêneros digitais atreladas a uma concepção de leitura e escrita baseada na interação de sujeito, língua e texto.

ABSTRACT: This research, carried out as part of Ifes Vitória Campus’ Professional Master's Degree in Languages - Profletras, within the “Language Studies and Social Practices” line of research is anchored to language’s development and communication processes, considering how those processes are undoubtedly linked to societies’ social, cultural and technological development. The aim from this perspective is to understand how the comics genre and the rediscursivization process on the production of short horror stories, within the digital medium, can contribute to the enhancement of reading and writing abilities of middle school students. The investigative movements of this work are conceived within a qualitative approach with particularities of collaborative action research with students from the state educational system in Vila Velha-ES. As a theoretical framework, the research is based on Mikhail Bakhtin and the Circle (2006) to work on concepts such as dialogism, responsiveness and discourse genres. Still in dialogue with the Russian philosopher, the intention of this research is to analyze horror in a parodic conception, the carnivalization elements in Monica and Friends’ horror comic book series and the possibilities of rediscursivization (Vidon, 2017) in the construction/production of short horror stories within the digital medium with the purpose of offering opportunities to the student to appropriate a bigger number of discourse genres and to boost his or hers linguistic interactions. Moreover, considering the relation of the short story genre with the technological supports, the research will address the new information and communication technologies (NICT) in order to investigate possible contributions of reading and writing through QR Codes. In the end, the experience is consolidated with an educational product in ebook format, with activity sequences that present the potential of the digital genre attached to a reading and writing conception based on the interaction of subject, language and text.