APRENDIZAGEM SOBRE A TEMÁTICA AMBIENTAL A PARTIR DA REMOÇÃO DE RESÍDUO DE TINTA GUACHE EM ÁGUA DE AMBIENTE ESCOLAR: COMPREENDENDO A ADSORÇÃO EMPREGANDO ADSORVENTES NATURAIS
dissertacao_mestrado
O ensino da Química muitas vezes está baseado na aprendizagem por memorização o que torna o conteúdo abstrato e sem contextualização. Uma das maneiras de tornar as aulas mais interessantes é utilizando experimentos. Este trabalho apresenta a aplicação de experimentos de baixo custo, e, com materiais acessíveis, para o ensino de Química a partir da temática ambiental, voltada para descontaminação de águas por corantes, empregando a adsorção e a utilização de biomassa do mesocarpo de coco verde e do pó da quitosana como agente filtrante. A pesquisa foi desenvolvida com alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São João Batista, em Cariacica no Espírito Santo. O objetivo foi avaliar a aprendizagem sobre questões ambientais de alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual de Cariacica, a partir de um workshop sobre a elaboração de filtros de adsorção envolvendo adsorventes naturais, para a remoção de resíduos de tinta guache em águas, no ambiente escolar. Após a produção dos filtros, os estudantes promoveram um workshop apresentando a prática experimental e o conhecimento teórico construído com a metodologia de ensino vivenciada. A avaliação da aprendizagem ocorreu durante a aplicação de um pré-teste que mostrou o conhecimento prévio dos alunos e um pós-teste aplicado após desenvolvimento do trabalho, da observação da participação os estudantes ao longo dos processos de produção do filtro e de toda prática e também na condução do workshop. Por meio dos resultados foi constatado o avanço na compreensão da temática pelos alunos e, com isso, foi produzido e será disponibilizado um guia didático em formato de e-book com a prática experimental para a utilização por professores da disciplina de Química.
Chemistry teaching is often based on learning by memorization, which makes the content abstract and without contextualization. One of the ways to make classes more interesting is by using experiments. This work presents the application of low-cost experiments, and with accessible materials, for the teaching of Chemistry using environmental themes, aimed at decontaminating water by dyes, employing the adsorption and use of biomass from green coconut mesocarp and chitosan powder as a filtering agent. The research was developed with students in the 2nd year of high school at the São João Batista State School of Elementary and Secondary Education, in Cariacica, Espírito Santo. The objective was to evaluate the learning about environmental issues of students in the 2nd year of high school at a state school in Cariacica, based on a workshop on the development of adsorption filters involving natural adsorbents, to remove gouache paint residue. in water, in the school environment. After producing the filters, the students promoted a workshop presenting experimental practice and theoretical knowledge built with the teaching methodology experienced. The learning assessment took place during the application of a pre-test that showed the students' prior knowledge and a post-test applied after developing the work, observing student participation throughout the filter production processes and all practice and also in conducting the workshop. Through the results, progress was noted in students' understanding of the topic and, as a result, a teaching guide in e-book format with experimental practice was produced and will be made available for use by Chemistry teachers.
Redes Sociais