Os desafios na aplicação das metodologias ativas no ensino de francês língua estrangeira: uma proposta pedagógica baseada na realidade do ensino público
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Na contemporaneidade, o perfil acadêmico dos estudantes se modificou, demandando assim uma reavaliação das práticas de ensino realizadas na escola. As metodologias ativas, que são estratégias de aprendizagem que colocam o docente no centro da própria aprendizagem,emergem como uma resposta à realidade da educação atual, que exige mais protagonismo discente e menos respostas prontas dadas pelo docente. Esta monografia tem por principal objetivo construir um levantamento sobre as dificuldades que os professores de línguas estrangeiras, especificamente de língua francesa, que atuam na rede pública de ensino, possuem no desenvolvimento e elaboração de práticas pedagógicas envolvendo algumas metodologias ativas como a sala de aula invertida, a rotação por estações, a gamificação, os grupos de trabalho e a aprendizagem baseada em problemas . Para isso, realizou-se uma revisão de literatura apresentando tais desafios, além de se propor uma sequência pedagógica baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e levando em conta as fragilidades do ensino público como a ausência de recursos estruturais e tecnológicos à disposição para o fazer pedagógico. Conclui-se que, para reavaliarmos as nossas práticas, enquanto docentes, é imprescindível adotar estratégias que contemplem o nosso cotidiano nas salas de aulas, muito além de nos espelharmos em abordagens didáticas distantes das quais vivenciamos. Além disso, percebe-se que para elaborar práticas pedagógicas distantes das desenvolvidas tradicionalmente não é necessário uma grande gama de recursos, mas estratégia e formação continuada.
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