A Importância da metáfora no contexto sociocomunicativo
tcc
RESUMO: A linguística conceitua a metáfora como figura de linguagem que determina um significado a uma palavra ou conceito por meio de uma ligação de semelhança e afinidade com outro termo ou concepção. Dessa forma, é frequentemente utilizada para ilustrar ideias abstratas ou complexas empregando termos mais familiares ou concretos, inclusive nos setores comerciais e de propaganda. Tendo isso em mente, a pesquisa foi desenvolvida tendo a marca de cervejas artesanais “Rio Carioca” como objeto principal das análises, em razão da sua alta interação com o público-alvo consumidor do produto fazendo postagens em redes sociais e das diversas propagandas produzidas com recursos metafóricos. Sendo assim, este estudo propõe uma análise mais detalhada do uso de metáforas no âmbito de comunicação social visando compreender melhor seus muitos usos e limitações dentro do setor publicitário, além de serem considerados a crescente visibilidade que artifícios como as figuras de linguagem têm ganhado nesses setores comerciais e sua extrema influência para o resultado final das vendas convertidas ao público consumidor. O tema que conduz a pesquisa é o estudo da metáfora como processo cognitivo, com base na obra “Metáforas da vida cotidiana”, dos autores George Lakoff e Mark Johnson (1980 [2002]). Para demonstrar o uso de metáforas nas propagandas, foram selecionados posts publicitários no Instagram da cervejaria “Rio Carioca” com a finalidade de melhor apresentar a linguagem empregada para a divulgação dos produtos. Assim, esta pesquisa explicativa procurou responder às seguintes questões específicas: “Como é possível considerar a metáfora como algo além de uma figura de linguagem?”; e “Qual a influência da metáfora para a comunicação social?” Por sua vez, os resultados apresentaram como essas possibilidades tornam viáveis considerar a metáfora como um processo cognitivo, contribuindo para a compreensão e facilitando a comunicação. Com base nas análises realizadas neste estudo no âmbito publicitário, foi possível inferir que a metáfora apresenta o benefício de moldar a percepção do cliente, tornando as propagandas mais atraentes e persuadindo o consumidor até o momento da compra.
Redes Sociais