MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA E PARA A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM SUPORTE NOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Dalvi, Silvana Cocco (2024)

tese_doutorado

Mediante as experiências docentes e com apoio na literatura, vislumbra-se a modelagem matemática como alternativa metodológica para a Educação Infantil. Tem por objetivo discutir como a modelagem matemática na pré-escola favorece o desenvolvimento integral das crianças e a aprendizagem das noções matemáticas com suporte na mobilização de diferentes registros de representação semiótica. Para tanto, desenvolveram-se duas práticas de modelagem em uma turma do II período. A pesquisa é de abordagem qualitativa, cujos instrumentos usados para a produção dos dados foram o diário de bordo do pesquisador, as produções textuais das crianças, registro fotográfico e filmagem. Considerando que a criança é um ser multidimensional, os resultados revelam que a modelagem matemática possibilita explorar a dimensão biológica, levando-a a perceber as mudanças referentes ao desenvolvimento humano, a dimensão física estimulando a psicomotricidade e a evolução da coordenação motora fina, a dimensão social por meio das interações no trabalho de grupo, a dimensão afetiva desenvolvendo o controle das emoções, autonomia e autoconfiança. No tocante à dimensão cognitiva da aprendizagem das noções matemáticas, é terreno fecundo a Teoria dos Registros de Representação Semiótica ante as transformações de tratamento e conversão nos registros semióticos em língua natural, numérico, numérico figural, numérico proporcional, tabular e figural geométrico, tratados nesta pesquisa, entre outros que fazem parte do contexto social das crianças. Nessa configuração, foram abordados estes campos: numérico – contagem, identificação dos números e representação com desenhos; geométrico – diferentes posições de um objeto no espaço; e medidas – noções de massa, tempo e construção de tabelas e gráficos. Advoga-se que a modelagem matemática é uma metodologia de ensino viável para a Educação Infantil, propiciando desenvolver um conjunto de aprendizagens que englobam o desenvolvimento integral da criança.