O ensino de literatura e as vozes docentes : diálogos com Machado de Assis no grande tempo
dissertação de mestrado
RESUMO: Nossa pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades – PPGEH, do Ifes Vitória, tem como objetivo uma investigação que se articula à formação de professores da área de Letras. Nosso objeto de estudo serão as narrativas docentes, que serão produzidas a partir de oficinas de leitura com os contos machadianos, com os Professores da Educação Básica Capixaba, Mestrandos do ProfLetras, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória. Nossa proposta é abordar, por meio de uma pesquisa de base qualitativa, a problemática encontrada em torno do ensino de literatura na Educação Básica. A narrativa da pesquisa em educação na perspectiva de Bakhtin (PRADO; SERÓDIO e ARRAIS, 2015; BAKHTIN, 2017) será o caminho para a nossa proposta interventiva, sustentada também por Cosson (2013), Compagnon (2012), Antunes (2015) e outros teóricos representativosda Educação Literária. Para completar o cotejamento dos textos trazemos à baila a fortuna crítica literária de Bakhtin (2017; 2018; 2022), no que tange às suas concepções teóricas acerca do grande tempo, dialogismo e responsividade. Desse modo, buscamos propor novos diálogos para o ensino de literatura sob tal ótica, a partir das experiências narradas pelos docentes em nossas oficinas formativas.
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