Práticas pedagógicas inclusivas : as potencialidades e desafios da formação docente colaborativa
dissertação de mestrado
RESUMO: O presente estudo está inserido nas linhas de pesquisa Práticas Educativas e Formação de professores do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. O objetivo primário foi investigar e propor práticas pedagógicas com vistas à inclusão de estudantes com TEA no Ensino Fundamental I. Metodologicamente, o estudo definiu-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória com estudo de caso. Os sujeitos participantes da pesquisa foram: o estudante com diagnóstico de Transtorno de Espectro Autista (TEA), a professora regente, a professora de Atendimento Especializado e a Orientadora Pedagógica. Para o desenvolvimento do estudo, utilizamos como instrumentos de investigação roteiros de observações para as aulas da referida turma, bem como entrevistas com as professoras. As mesmas foram realizadas in loco, a partir do roteiro com perguntas definidas pelo pesquisador. A partir dos dados coletados e analisados, elaboramos propostas de práticas pedagógicas com perspectiva inclusiva em conjunto com as professoras e Orientadora Pedagógica participantes. Para a compreensão do tema, realizamos diálogos sobre inclusão escolar, Transtorno do Espectro Autista e práticas pedagógicas, tendo como principal referência os estudos de Vygotsky, a partir da Psicologia Histórico-cultural. Identificamos que as propostas de práticas docentes inclusivas para a aprendizagem do estudante com Transtorno do Espectro Autista, em diferentes contextos educativos, tem como referência um planejamento pedagógico acessível e inclusivo.
ABSTRACT: The present study is part of the Educational Practices and Teacher Training research lines of the Postgraduate Program in Humanities Teaching at the Federal Institute of Education of Espírito Santo (Ifes), Vitória campus. The primary objective was to investigate and propose pedagogical practices with a view to the inclusion of students with ASD in Elementary School I. Methodologically, the study was defined as qualitative research, of the exploratory type with a case study. The subjects participating in the research were: the student diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD), the leading teacher, the Specialized Care teacher and the Pedagogical Advisor. To develop the study, we used observation scripts for the classes of that class, as well as interviews with the teachers, as research instruments. They were carried out on site, based on the script with questions defined by the researcher. Based on the data collected and analyzed, we developed proposals for pedagogical practices with an inclusive perspective together with the participating teachers and Pedagogical Advisor. To understand the topic, we held dialogues about school inclusion, Autism Spectrum Disorder and pedagogical practices, using Vygotsky's studies as the main reference, based on Historical-cultural Psychology. We identified that the proposals for inclusive teaching practices for the learning of students with Autism Spectrum Disorder, in different educational contexts, have as a reference an accessible and inclusive pedagogical planning.
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