O podcast nas aulas de lingua portuguesa : o desenvolvimento de práticas dialógicas no ensino fundamental II
dissertação de mestrado
RESUMO : A presente pesquisa faz parte da linha de investigação dos Estudos da Linguagem e Práticas Sociais, do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) do Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes Campus Vitória e tem como objetivo principal investigar o uso do gênero podcast nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental II e como as práticas dialógicas que se fazem presentes na construção do gênero podem funcionar como ferramenta de ensino/aprendizagem capaz de agregar alto valor educacional ao ensino de língua(gem) visando ao desenvolvimento da oralidade e escrita. Propõe uma reflexão em uma perspectiva bakhtiniana de construção da palavra enquanto instrumento de poder e ideologia, bem como o ensino pautado em gêneros textuais/discursivos e no multiletramento com gêneros digitais repletos de semioses, animações, sons, entonações, com significados e sentidos. O aporte teórico a ser utilizado centraliza-se em estudos do Círculo de Bakhtin que nos leva a refletir sobre a natureza dialógica de práticas pedagógicas em contextos de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada está pautada nas bases da pesquisa qualitativa de Creswell (2010), com características da pesquisa-ação, conforme Thiollent (2009), e salienta-se um ensino pautado em uma metodologia adaptada, por intermédio de módulos, com intuito de refletir sobre o uso da linguagem em práticas sociais, despertando a criatividade e sensibilidade ao estudo da língua materna (epilinguagem).Destaca-se a contribuição de autores como Marcuschi (2011), Coscarelli (2012) e Rojo (2012) para os estudos com os gêneros digitais e multiletramentos em ambientes colaborativos de aprendizagem, considerações de Freire (1989),(1992), que traz a palavra como símbolo de libertação e tomada de consciência e Franchi (2006) com uso criativo da língua(gem). O resultado do trabalho consiste em uma proposta interventiva em formato de site a fim de oportunizar um ensino criativo e dinâmico com ênfase na oralidade mediante a elaboração, construção e divulgação do gênero discursivo podcast. Por fim, apresentam-se os resultados positivos apresentados pela pesquisa com discussões pautadas no ensino da língua dentro da perspectiva dialógica no âmbito de suas relações sociais.
ABSTRACT : The present research is part of the line of investigation of Language Studies and Social Practice in the Professional Master's in Letters (PROFLETRAS) at the Federal Institute of Espírito Santo-IFES. Its main objective is to investigate the use of the podcast genre in Portuguese language classes for middle school students. It aims to explore how the dialogical practices present in the construction of the genre can serve as a teaching/learning tool, adding significant educational value to language teaching, with a focus on oral and written skills. The research proposes a reflection from a Bakhtinian perspective on the construction of language as a tool of power and ideology. It emphasizes teaching based on textual/discursive genres and multiliteracy with digital genres filled with semiotics, animations, sounds, intonations, and meanings. The theoretical framework revolves around the studies Circle of the Russian theorist Mikhail Bakhtin, encouraging reflection on the dialogical nature of pedagogical practices in teaching and learning contexts. The methodology follows the principles of qualitative research by Creswell (2010), incorporating elements of action research as per Thiollent (2009). The research highlights teaching guided by an adapted methodology through modules, intending to reflect on language use in social practices, fostering creativity, and sensitivity to the study of the native language (epilinguagem). The contributions of authors like Marcuschi (2011), Coscarelli (2012), Rojo (2012), and considerations from Freire (1989), (1992) on the word as a symbol of liberation and awareness, as well as Franchi's (2006) creative use of language, are acknowledged. The outcome of the work consists of an intervention proposal in the form of no site, aiming to facilitate creative and dynamic teaching with an emphasis on oral skills through the elaboration, construction, and dissemination of the podcast discursive genre. Finally, the positive results presented by the research are discussed within the framework of language teaching from a dialogical perspective in the context of its sociais relations.
Redes Sociais