Expressões da arte de performance na escola Prezideu Amorim

Pupo, Andressa Pinto Oliveira Del (2024)

dissertação de mestrado

RESUMO: O texto apresenta pesquisa vinculado à linha de Práticas Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) e teve como objeto analisar a Arte de Performance na escola Prezideu Amorim, localizada no bairro Bonfim no município de Vitória- ES. Escola que atende alunos do 1º ao 9º Ano, sendo a pesquisa desenvolvida com alunos do 9º Ano, que estão mais amadurecidos com o conteúdo e se voluntariaram a participar. A Arte de Performance é um desenvolvimento artístico da Arte Contemporânea, que é identificado no Brasil por volta dos anos 60, mesmo tendo movimentos anteriores a esse período, como às desenvolvidas por Flávio de Carvalho, que é tido como precursor desse tipo de arte no Brasil. Envolvendo as artes cênicas, músicas e as artes plásticas, mas indo muito além dessa junção, tendo o corpo como suporte artístico. Com um grupo de 10 alunas, utilizando a pesquisa qualitativa, a proposta foi analisar a reação desse grupo de alunas ao expor suas angústias e inquietações ao outro, ao observador por meio da performance. Para análise dos dados coletados foram utilizados: a entrevista semiestruturada oral e a de questionário de perguntas abertas de forma escrita; foram observados os encontros realizados para entendimento e organização dos assuntos que foram abordados nas apresentações; a Arte de Performance realizada; o material audiovisual e o retorno das alunas quanto aos trabalhos artísticos. Como conclusão, foi possível observar que as alunas alcançaram seus objetivos nas atividades propostas, quanto a atuação no desenvolvimento de uma performance artística, trabalhada a partir de temas que provocam incômodo no meio em que estão inseridas, além de promover discussões a respeito da realidade que as envolvem e a produção de um material educativo para subsidiar novas experiências pedagógicas a partir da Arte de Performance. O material audiovisual resultou no produto educacional, a importância em produzi-lo se fez principalmente pela identificação que os alunos podem fazer, por ser um par no desenvolvimento artístico, podendo assim se identificar, pois não é um profissional, é um aluno como ele. Esse ficará à disposição, com finalidade educativa.

ABSTRACT: The text presents research linked to the line of Educational Practices, from the Postgraduate Program in Humanities Teaching (PPGEH), and its objective was to analyze Performance Art at the Prezideu Amorim school, located in the Bonfim neighborhood in the municipality of Vitória, ES. The school serves students from 1st to 9th grade, with the research being conducted with 9th-grade students, who are more mature in terms of content and volunteered to participate. Performance Art is an artistic development of Contemporary Art, which is identified in Brazil around the 1960s, although there were earlier movements, such as those developed by Flávio de Carvalho, who is considered a precursor of this type of art in Brazil. Involving performing arts, music, and visual arts, but going far beyond this combination, with the body as an artistic support. With a group of 10 female students, using qualitative research, the proposal was to analyze the reaction of this group of students when exposing their anxieties and concerns to others, to the observer, through performance. For the analysis of the collected data, semi-structured oral interviews and written open-ended questionnaire interviews were used. The meetings held to understand and organize the topics addressed in the presentations were observed, along with the Performance Art performed, the audiovisual material, and the feedback from the students regarding the artistic works. In conclusion, it was observed that the students achieved their objectives in the proposed activities, regarding their participation in the development of an artistic performance, based on themes that cause discomfort in their environment, as well as promoting discussions about the realities that involve them and the production of educational material to support new pedagogical experiences based on Performance Art. The audiovisual material resulted in the educational product, the importance of producing it was mainly due to the identification that students can make, as it is a peer in artistic development, thus being able to identify themselves, as it is not a professional but a student like them. This will be available for educational purposes.


Collections: