Aprendizagem da matemática no ensino médio e a escolha profissional dos jovens

Assis, Fernanda Cristina Toso de (2024)

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RESUMO: Nesta pesquisa analisamos o papel do ensino da matemática na formação dos jovens que concluíram o ensino médio e deram continuidade a sua escolarização até o ensino superior. O objetivo foi analisar se a apropriação do conhecimento matemático no ensino médio é um fator determinante para a escolha de uma formação profissional de nível superior em tecnologia. Foi elaborado, como produto educacional, um site metodológico do uso da matemática e tecnologia que sirva como material de apoio a ser aplicado em sala de aula e como estudo para os discentes desta área e afins. Dialogamos com autores do campo de trabalho e educação, da tecnologia e educação matemática. Este estudo situa-se no campo da educação e por este motivo trata-se de uma abordagem qualitativa, na perspectiva de pesquisa participantes com inserção da pesquisadora no ambiente investigado como professora mediadora à distância. Na etapa de produção de dados foi enviado ao e-mail dos alunos um questionário pelo Google Formulário. Concluímos pelas respostas que a maioria dos alunos responderam que o aprendizado em matemática do ensino médio foi o suficiente e que não teve nenhuma influência na escolha do curso superior em tecnologia, mesmo tendo esta disciplina como a que mais gostaram no médio. Observamos também que a escolha pelo curso de graduação se deve ao fato de ser do ramo de tecnologia e o motivo para essa escolha está relacionado ao mercado de trabalho e facilidade em conseguir um bom emprego. Sugerimos novos estudos a respeito do tema de forma que possa ser investigado mais profundamente a apropriação dos egressos do ensino médio profissional e tecnológica em relação a esta disciplina e qual é a sua relação, ou se existe, com o ensino superior na área de exatas.

ABSTRAT: In this research, we analyze the role of mathematics teaching in the education of young people who completed high school and continued their schooling until higher education. The objective was to analyze whether the appropriation of mathematical knowledge in high school is a determining factor for the choice of a higher level professional training in technology. As an educational product, a methodological website for the use of mathematics and technology was elaborated to serve as support material to be applied in the classroom and as a study for students in this area and related areas. We dialogue with authors from the field of work and education, technology and mathematics education. This study is situated in the field of education and for this reason it is a qualitative approach, from the perspective of research participants with insertion of the researcher in the investigated environment as a teacher mediator at a distance. In the data production stage, a questionnaire was sent to the students' e-mail through Google Form. We conclude from the answers that most students answered that learning mathematics in high school was enough and that it had no influence on the choice of higher education course in technology, even though this subject was the one they liked the most in high school. We also observed that the choice for the undergraduate course is due to the fact that it is in the field of technology and the reason for this choice is related to the job market and ease of getting a good job. We suggest further studies on the subject so that the appropriation of graduates of professional and technological high school in relation to this discipline can be further investigated and what is its relationship, or if it exists, with higher education in the area of exact sciences.


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