BOOLACE: JOGO-CURSO PARA AUXILIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÓGICA PROPOSICIONAL
dissertacao_mestrado
O Projeto Corte de Lovelace do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do IFES - CEFOR tem como proposta resgatar e ampliar a presença feminina nas carreiras de computação, por meio de ideias inovadores que promovam a popularização do ensino de computação. Durante a execução do Projeto, percebeu-se uma grande dificuldade discente na compreensão e utilização da lógica proposicional nas expressões lógicas de programação, um problema que pode desestimular o aluno pelos cursos ofertados e, consequentemente, pela área tecnológica. Para promover o engajamento dos alunos, bem como facilitar e potencializar o ensino e a aprendizagem da lógica proposicional, utilizando-se da própria tecnologia como mediadora, de modo dinâmico, interativo e motivacional, este trabalho desenvolveu o jogo-curso "Boolace - a Lógica do Reino de Lovelace", que permitiu estabelecer uma relação prática e lúdica das estruturas proposicionais usualmente discutidas em disciplinas de lógica e aplicáveis à programação, aliando o entretenimento à educação. A metodologia utilizada fundamenta-se em uma pesquisa qualitativa e descritiva, de natureza aplicada, realizada por meio dos procedimentos das pesquisas bibliográfica e de avaliação. Utilizando-se o método de avaliação de jogos educacionais MEEGA+, o jogo foi avaliado positivamente por 90,5% das participantes quanto à experiência do jogador, e por 96,6% quanto à percepção de aprendizagem de Lógica Proposicional. Ainda segundo o modelo, com base nas avaliações realizadas pelas participantes, o jogo possui um nível de qualidade bom (ꝋ = 63,3), bem próximo do nível de excelência (ꝋ >= 65).
The Corte de Lovelace Project of the Reference Center for Training and Distance Education at IFES - CEFOR aims to improve the female presence in computing careers, through innovative insights that promote the popularization of computing education. During the execution of the Project, a great difficulty was perceived by the students in understanding and using propositional logic in the logical expressions of programming, a problem that can discourage the student from the courses offered and, consequently, from the technological area. In order to promote students' engagement, as well as facilitate and enhance the teaching and learning of propositional logic, using technology itself as a mediator, in a dynamic, interactive and motivational way, this work developed the educational game "Boolace - Lovelace's Logic of the Kingdom", which created a practical and playful method to present propositional structures usually discussed in logic disciplines and applicable in programming, combining entertainment with education. The methodology used is based on a qualitative and descriptive research, of an applied nature, carried out through the procedures of bibliographic and evaluation research. Using the MEEGA+ educational game evaluation method, the game was positively evaluated by 90.5% of the participants regarding the player's experience, and by 96.6% regarding the perception of learning Propositional Logic. Still according to the model, based on the evaluations carried out by the participants, the game has a good quality level (ꝋ = 63.3), very close to the level of excellence (ꝋ >= 65).
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