Uma ferramenta de suporte para definição de prioridade de demandas de manutenção industrial baseada em lógica fuzzy
dissertacao_mestrado
Definir prioridades dentre centenas de demandas é uma sistemática complexa em setores de manutenção das indústrias, requerendo tempo e atenção dos respectivos programadores de manutenção (programadores). A priorização equivocada destas demandas pode acarretar em perdas de prazo que impactam os indicadores internos de manutenção, podendo refletir em descumprimento de contratos e regulações, prejuízos à segurança e ao meio ambiente, incorrendo inclusive em multas e danos à imagem da companhia. Na expectativa de evitar impactos neste sentido, nesta pesquisa foi desenvolvido um sistema inteligente em Lógica Fuzzy (LF) capaz de definir a prioridade das ordens de manutenção (OM) com base em diretrizes previstas na política de manutenção da Transpetro, uma empresa do ramo petrolífero atuante no território brasileiro. Tal sistema é suportado por técnicas de Robotic Process Automation (RPA) para aquisição de todos os dados necessários no sistema de gerenciamento de manutenção da empresa, eliminando a necessidade de intervenção dos programadores durante o funcionamento da ferramenta. Na Metodologia desta pesquisa foram discutidas: a modelagem da sistemática de priorização de OM praticada pelos programadores; a modelagem da sistemática de priorização de OM prevista na política de manutenção da empresa; a seleção da técnica mais viável de reprodução do modelo de priorização de OM e; o desenvolvimento do novo sistema de priorização de OM. O Estudo de Caso foi realizado sobre a carteira de programação do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho – TABR localizado em Aracruz/ES e os principais resultados obtidos foram: a facilitação da sistemática de priorização aos programadores; a previsibilidade de demandas de longa duração com alto potencial de vencimento e; o aumento da qualidade e padronização da sistemática de priorização das OM.
Defining priorities among hundreds of demands is a complex process in maintenance sectors of industries, requiring time and attention from the respective maintenance programmers. Mishandling the prioritization of these demands can lead to missed deadlines, impacting internal maintenance indicators, and potentially resulting in contract and regulatory non-compliance, safety and environmental hazards, and even fines and damage to the company's reputation. In an effort to avoid such impacts, this research developed an intelligent system using Fuzzy Logic (FL) capable of defining the priority of maintenance orders (MO) based on guidelines specified in Transpetro's maintenance policy, a petroleum company operating in Brazil. This system is supported by Robotic Process Automation (RPA) techniques for acquiring all the necessary data from the company's maintenance management system, eliminating the need for intervention from programmers during the tool's operation. The Methodology of this research discussed: the modeling of the prioritization process of MO practiced by the programmers; the modeling of the prioritization process of MO specified in the company's maintenance policy; the selection of the most viable technique for reproducing the MO prioritization model, and; the development of the new MO prioritization system. The Case Study was conducted on the programming portfolio of the Barra do Riacho Aquatic Terminal - TABR located in Aracruz/ES, and the main results obtained were: the facilitation of the prioritization process for programmers; predictability of long-duration demands with high potential for expiration, and; an improvement in the quality and standardization of the MO prioritization process. Keywords: Fuzzy; systems; schedule; maintenance; prioritization; RPA.
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