EAD: do preconceito ao melhor meio de estudo compartilhado durante a pandemia

Freitas, José Luiz Alves de (2023)

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Este trabalho visa investigar, se de fato existe ou existia algum preconceito em cursos com modalidade a distância, e em caso positivo, se este preconceito acabou ou diminuiu, após o período pandêmico, no qual EaD foi a única modalidade de estudo compartilhado permitido. Para chegar a algum resultado, foi elaborado e distribuído um questionário sobre o assunto, o qual diversas pessoas responderam e contribuíram com a pesquisa. O texto narra a história da educação a distância no Brasil, desde seu início até os dias de hoje, bem como alguns recursos que podem ser utilizados para propagação da educação. Cita também, o impacto causado na educação brasileira, provocado pela pandemia do novo coronavírus, COVID-19, onde professores e alunos precisaram desenvolver habilidades tecnológicas para amenizar o tempo em que as escolas precisaram ficar fechadas, e os alunos sem aula. Por fim, foi possível concluir com a pesquisa realizada, que apesar de haver algum preconceito com a EaD, essa modalidade de ensino ganhou muita força com a sua aplicação em tempos de pandemia. A Educação a Distância, tem bastante potencial para evoluir, e com os esforços devidos, pode-se tornar essa modalidade de ensino cada vez mais inclusiva, eficiente e de qualidade.

This work aims to investigate whether there is or was indeed any prejudice against distance learning courses, and if so, whether this prejudice has subsided or decreased after the pandemic period, during which E-Learning was the only permitted mode of shared study. To reach a conclusion, a questionnaire on the subject was developed and distributed, with various individuals responding and contributing to the research. The text narrates the history of distance education in Brazil, from its inception to the present day, as well as some resources that can be utilized for the propagation of education. It also mentions the impact on Brazilian education caused by the COVID19 pandemic, where teachers and students had to develop technological skills to mitigate the time schools had to remain closed and students were without classes. In conclusion, based on the conducted research, it was evident that despite some prejudice against E-Learning, this mode of education gained significant momentum during the pandemic. Distance education has great potential for advancement, and with the appropriate efforts, it can become an increasingly inclusive, efficient, and highquality teaching modality.


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