Diagnóstico dos resíduos sólidos gerados no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Campus Ibatiba

Bortolini, Marco Aurélio de Abreu (2018)

Trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Nos últimos anos a questão ambiental está sendo o foco de importantes discussões. O crescimento populacional, a mudança ou a criação de novos hábitos, o desenvolvimento e uma série de outros fatores são responsáveis por alterações nas características dos resíduos sólidos. O gerenciamento inadequado desses resíduos pode resultar em riscos para a qualidade de vida, problemas de saúde pública e de degradação do meio ambiente. Nesse contexto, objetivou-se caracterizar quali-quantitativamente os resíduos sólidos produzidos no Ifes Campus Ibatiba em conjunto com um estudo sobre a percepção da segregação dos resíduos gerados em sala de aula. Para tanto, realizou-se o levantamento das fontes geradoras de resíduos sólidos, a quantificação dos resíduos e posterior classificação. As amostragens foram realizadas em quinze dias alternados com três repetições, coletando e acondicionando os resíduos gerados em sacos plásticos. Empregou-se um delineamento inteiramente casualizado num esquema de parcelas subsubdivididas no tempo, em que as parcelas correspondem o estudo de percepção da segregação dos resíduos deu-se em dois momentos, um antes da intervenção e outro após, as subparcelas as séries de primeira à quarto ano e as subsubparcelas os cursos de Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Floresta. Avaliaram-se a segregação dos resíduos, a geração de resíduos, a redução dos resíduos sob as carteiras, a organização da sala e a redução de resíduos no chão das salas de aula, por meio do teste de Tukey e regressão, para os fatores qualitativos e quantitativos, respectivamente. Com base nos dados coletados durante esse período, foi possível contabilizar um total de 437 kg de resíduos. Destes, 30% são considerados orgânicos e 70% recicláveis. Em relação ao estudo de segregação, notou-se que existe diferença significativa a nível de 5% pelos testes empregados entre o antes e depois da intervenção, séries e cursos na maior parte das variáveis analisadas. A realização desse estudo permite à instituição conhecer o percentual médio de resíduos sólidos gerados na mesma, bem como sua tipologia e quantidades, além de traçar um perfil do comportamento dos alunos. Esses dados viabilizam o desenvolvimento de um plano de ações voltado à gestão de resíduos sólidos gerados na instituição, juntamente com ações de treinamento e educação ambiental envolvendo os alunos e servidores.

ABSTRACT: In recent years the environmental issue has been the focus of important discussions. Population growth, change or creation of new habits, evolution and some other factors are responsible for changes in the characteristics of solid waste. The inappropriate waste management can result in on risks to the quality of life, public health problems and environmental degradation. In this context, it was aimed the solid waste characterization, qualitatively and quantitatively, produced at the Ibatiba Campus- Ifes in association with a perception of generated waste segregation study in the classroom. Therefore, it was carried out the solid wastes sources survey, the waste quantification and the subsequent classification. The samplings were performed in fifteen alternated days, with three replicates, collecting and packing the generated waste in plastic bags. A completely randomized design was used in a scheme of subdivided plots in time, where the parcels corresponded to the study of segregation perception of the residues occurred in two moments, one before the intervention and another after, the series subplots of first to fourth year and the sub-subplots, the courses of Environmental Technician and Forest Technical. They were evaluated, waste segregation, waste generation, waste under the writing table reduction, the room organization and the waste reduction on the classrooms floor, by means of the Tukey test and regression, for the qualitative and quantitative factors, respectively. Based on the collected data during this period, it was possible to count a total of 437 kg of waste. Of these, 30% are considered organic and 70% recyclable. Regarding the segregation study, it was noticed that there is a significant difference at the 5% level, by the tests used between before and after the intervention, series and courses in most of the analyzed variables. The accomplishment of this study allows the institution to know the average percentage of solid wastes generated in it, as well as its typology and quantities, in addition to outlining student behaviour. These data make it possible the development of an action plan for the management of generated solid waste in the institution, along with training and environmental education actions involving students and staff.


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