Educação ambiental e sustentabilidade na prática educacional: análise de atividades de reutilização de materiais recicláveis realizadas com alunos do quinto ano do ensino fundamental
Trabalho de Conclusão de Curso
RESUMO: O presente trabalho teve como proposta abordar a temática “degradação ambiental e sustentabilidade” a alunos do 5º ano do ensino fundamental, com vistas a promover a conscientização dos discentes no que tange ao desenvolvimento de hábitos, ações e práticas sustentáveis, que contribuam para a proteção e conservação do meio ambiente em detrimento da grave crise ambiental atual. O desenvolvimento deste estudo justifica-se na relevância que o tema guarda, ou seja, a importância de se educar a população para formação de cidadãos esclarecidos, conscientes e comprometidos com a defesa do meio ambiente. Para a consecução dos objetivos do trabalho, realizou-se, inicialmente, levantamento bibliográfico em livros, revistas, periódicos e sites da internet para subsidiar seu desenvolvimento. Posteriormente, aplicou-se aos alunos, em momentos distintos, uma pré e uma pós-atividades, intercaladas por aulas teóricas e práticas. Foi possível verificar, por meio dos resultados dos questionários, que houve uma melhora expressiva do desempenho dos alunos em todas as questões a eles apresentadas, após a ministração da aula teórica, de forma que o percentual de definições corretas no pós-atividades oscilou entre 56,2% e 90,6%, contrapondo-se ao percentual do pré-atividades que oscilou entre 55,8% e 76,5%. Os resultados permitem dizer que o trabalho educacional constitui um importante instrumento para ampliação e agregação de conhecimentos acerca das temáticas ambientais, podendo, dessa forma, contribuir significativamente para o desenvolvimento de posturas e comportamentos sustentáveis.
ABSTRACT: The present work had as a proposal to address the theme "environmental degradation and sustainability" to students of the 5th grade of elementary school, with a view to promoting students' awareness of the development of sustainable habits, actions and practices that contribute to the protection and conservation of the environment to the detriment of the current severe environmental crisis. The development of this study is justified in the relevance that the theme holds, that is, the importance of educating the population for the formation of enlightened citizens, conscious and committed to the defense of the environment. In order to achieve the objectives of the work, a bibliographic survey was carried out initially in books, magazines, periodicals and internet sites to subsidize its development. Subsequently, applied to students, at different moments, a pre and post-atctivity, interspersed per lessons theorics and practices. It was possible to verify, through the results of the questionnaires, that there was an expressive improvement of the students performance in all the questions presented to them after the administration of the theoretical class, so that the percentage of correct definitions in the post-test ranged from 56, 2% and 90.6%, in contrast to the percentage of the pre-test that ranged from 55.8% to 76.5%. The results allow us to say that educational practice is an important instrument for the expansion and aggregation of knowledge about environmental themes, and can therefore contribute significantly to the development of sustainable postures and behaviors.
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