A leitura além das palavras em humanidades : construindo o ser mais com epilinguagem em textos literários
dissertação de mestrado
RESUMO: Este TFC - Trabalho Final de Curso - vinculado à linha de pesquisa práticas educativas em ensino de humanidades, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH), versa sobre a leitura na escola na perspectiva da emancipação do sujeito, do ser mais, utilizando textos literários, predominantemente poéticos, com alunos do Ensino Médio; por meio de oficinas sob uma abordagem epilinguística. Como trabalhar a formação de leitores sensíveis às causas sociais e sujeitos da própria história no contexto em que vivem? Para ter respostas, buscamos estratégias para trabalhar a criticidade e a constituição do ser mais dos alunos, por meio uma abordagem epilinguística em textos literários. investigamos práticas leitoras com operações de linguagem, problematizando e trabalhando o vocabulário, a interpretação e produção de textos. A pesquisa está ancorada principalmente em Paulo Freire para discutir a leitura de mundo e a constituição do sujeito e em Carlos Franchi para tratar da epilinguagem. Além desses, também buscamos outros teóricos para sustentar a reflexão. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa inspirada na pesquisa participante defendida por Brandão e pelo próprio Freire. Com base na pesquisa foi elaborado um produto educacional em forma de E-book, reunindo as oficinas trabalhadas na investigação empírica, a fim de servir de ponto de partida para estudantes, docentes e interessados no tema.
Redes Sociais