Análise dos programas e projetos de educação ambiental para trabalhadores submetidos ao órgão licenciador estadual no Espírito Santo

Gonoring, Patrícia Pereira (2018)

Trabalho de Conclusão de Curso

RESUMO: O presente estudo analisa os projetos e programas de educação ambiental para trabalhadores, entregues ao Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) como medidas mitigadoras nos Estudos de Impacto Ambiental. Como procedimento metodológico foi utilizado análise documental, mediante a coleta de dados secundários disponibilizados no site do Iema, como método de análise foi adotada uma abordagem qualitativa, munindo-se da técnica de análise de conteúdo. Antes de analisar o material coletado foi realizado um levantamento da legislação pertinente, além de autores que trabalharam o assunto. Foram analisados 39 projetos submetidos ao órgão ambiental, a partir do ano de 2010, buscando compreender os objetivos, tipos de empreendimentos licenciados, se atendem a legislação, atividades adotadas pelos projetos, assim como os métodos adotados. Por fim, o estudo não teve como finalidade esgotar o assunto, mas sim apresentar e explorar o fenômeno.

ABSTRACT: This study analyzes the projects and programs of environmental education for workers, presented to the State Institute of the Environment (Iema) as mitigating measures in Environmental Impact Studies. A documentary analysis was used as methodological procedure, through secondary data collection available on the Iema website. A qualitative approach was used as method of analysis, using the technique of content analysis. Before analyzing the collected material, a survey of the pertinent legislation was carried out, besides authors that worked on subject. Exactly 39 projects submitted to environmental agency were analyzed and, starting in 2010, trying to understand the objectives, types of projects licensed, compliance with legislation, activities adopted by the projects, as well as the methods adopted. Finally, the study was not intended to exhaust the subject, but to present and explore the phenomenon.


Collections: