Caracterização das práticas de educação ambiental em escolas do município de Venda Nova do Imigrante - ES
Trabalho de Conclusão de Curso
RESUMO: O processo da educação ambiental (EA) foi estudado em oito escolas do município de Venda Nova do Imigrante-ES, analisando-se a organização e a realização dessas práticas nas instituições que atuam com ensino fundamental e/ou médio. O estudo, com recorte transversal, foi realizado de junho a dezembro de 2017, abordando aspectos direcionados às orientações pedagógicas adotadas e à forma de atuação dos alunos. A pesquisa foi classificada como qualitativa segundo a abordagem do problema e descritiva quanto aos propósitos dos objetivos. Utilizou-se como instrumentos para a coleta das informações o relato de educadores envolvidos com a EA, o acompanhamento das atividades, os registros em relatórios institucionais, publicações científicas e o acesso à páginas da internet das escolas. Buscou-se abstrair questões relacionadas a: existência de projeto para atuação com a EA e estratégias para o envolvimento dos alunos nas ações; formas de atuação dos professores, parcerias e envolvimentos da comunidade e desafios para o exercício da atividade. Percebeu-se que a EA vem se consolidando em algumas escolas onde os estudantes vivenciam experiências e os educadores estão ampliando o seu leque de abordagens sobre o meio. Nesse contexto, no Centro de Educação e Cultura “Saber”, na Escola de Ensino Fundamental Liberal Zandonadi e na Escola de Ensino Fundamental e Médio Fioravante Caliman há projetos institucionais permanentes, intitulados respectivamente de: “Semeando ideias, colhendo resultados”, “Ambiental 4L” e Recicla Óleo. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Venda Nova do Imigrante, embora haja vários projetos voltados para as questões socioambientais, esses não estão integrados em um programa institucional para a EA. Nesse caso, compõem diferentes propostas de extensão ou de pesquisa, ou estão ligados às práticas de disciplinas, cujas ações permitem aos estudantes vivenciarem experiências dentro da escola e nas comunidades. Nas demais escolas as atividades voltadas para o meio ambiente são oriundas de práticas relacionadas às disciplinas, de parcerias oferecidas ou são ações isoladas no ambiente escolar, que não apresentaram, na origem de sua proposição, a finalidade para EA. Quanto à interação dos discentes com o meio houve tanto atividades com propósitos sobre o meio ambiente, envolvendo as aulas teóricas, visitas técnicas e oficinas, quanto ações no meio, com atividades de: recuperação e restauração ambiental, produção de matéria orgânica e cultivos e com o estudo da fauna local. As práticas voltadas para o meio foram evidenciadas com as coletas seletivas de resíduos sólidos, a implantação de estrutura para a captação e uso da energia solar e para o aproveitamento de água pluvial. Já a orientação pedagógica, embora tenham sido registradas várias ações com os procedimentos de dimensão vertical, destacaram-se, diversas atuações com a dimensão horizontal. Nesse caso, foram verificadas as ações de compostagem e cultivos; feira do conhecimento e das ciências; elaboração de brinquedos, jogos e maquete. Com atuações que se configuram na dimensão pedagógica em rede, foram apresentadas a coleta de resíduos sólidos, envolvendo a prefeitura e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Venda Nova do Imigrante; a destinação de óleo residual de fritura, com a participação de diferentes segmentos do município e o programa Feira Eco Arte na Praça. Entre as ações estudadas constatou-se que, em termos de tendências pedagógicas, as formas de atuações conservacionista e pragmática praticadas nas escolas são consideradas adequadas para os seus segmentos de alunos.
ABSTRACT: The environmental education (EE) process was studied in eight schools in the city of Venda Nova do Imigrante-ES, analyzing the organization and implementation of these practices in institutions that work with elementary and/or elementary education. The study, with cross-sectional, was carried out from June to December 2017, addressing aspects directed to the pedagogical orientations adopted and to the students' way of acting. The research was classified as qualitative according to the approach of the problem and descriptive about the purposes of the objectives. The reporting of educators involved with EE, the monitoring of activities, records in institutional reports, scientific publications and access to the schools' websites were used as instruments for the collection of information. It was sought to abstract questions related to: existence of a project to act with the EE and strategies for the students' involvement in the actions; ways of action of teachers, partnerships and community involvement and challenges for the exercise of the activity. It has been realized that the EE has been consolidating in some schools where the students have experiences and the educators are expanding their range of approaches on the means. In this context, there are permanent institutional projects in the "Saber" Education and Culture Center, the Liberal Zandonadi Elementary School and the Fioravante Caliman Primary and Secondary School, respectively, entitled Sowing ideas, reaping results, Environmental 4L and Recycle Oil. In the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo - Ifes Campus Venda Nova do Imigrante, although there are several projects focused on social and environmental issues, these are not integrated into an institutional program for EE. In this case, they make up different proposals for extension or research, or are linked to disciplinary practices, whose actions allow students to have experiences within the school and in communities. In other schools, activities focused on the environment come from practices related to the disciplines, from partnerships offered or are isolated actions in the school environment, which did not present, at the origin of their proposition, the purpose for EE. As for the students' interaction with the environment, there were both activities with environmental purposes, involving theoretical classes, technical visits and workshops, and actions in the environment, with activities of: environmental recovery and restoration, production of organic matter and crops and with the study of local fauna. The practices focused on the environment were evidenced with the selective collections of solid residues, the implantation of a structure for the capture and use of solar energy and for the utilization of rainwater. The pedagogical orientation, although several actions were registered with the vertical dimension procedures, several actions with the horizontal dimension were highlighted. In this case, composting and crop actions were verified; knowledge and science fair; elaboration of toys, games and model. With actions that are configured in the pedagogical dimension in network, the solid waste collection was presented, involving the city hall and the Association of Collectors of Recyclable Materials of Venda Nova do Imigrante; the destination of residual frying oil, with the participation of different segments of the municipality and the program Eco Art Fair in public Park. Among the actions studied, it was found that, in terms of pedagogical tendencies, the forms of conservationist and pragmatic practices practiced in schools are considered adequate for their student segments.
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